CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS E DA FEIRA DE ARTESANATO ARTE FLORIPA: UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE CO-PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PÚBLICOS POR MEIO DA MOBILIZAÇÃO DAS FORÇAS DA SOCIEDADE CIVIL EM ORDEM AO FOMENTO DO ARTESANATO E GERAÇÃO DE RENDA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL

Autores

  • Clerilei Aparecida Bier UDESC/ESAG

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v1i1.1683

Resumo

O presente trabalho pretende demonstrar as ações desenvolvidas no Projeto de Extensão MAGIARTE – Associação de Artesãos de Florianópolis, cujo objetivo principal foi o de consolidar um perfil institucional para a profissão de artesanato, através de ações organizadas que promovessem e dignificassem a atividade como importante geradora de ocupação e renda. A iniciativa foi direcionada como uma cooperação entre os setores público e privado em busca da realização do bem comum, especificamente a geração de renda para os artesãos e o fomento de atividades culturais voltadas ao artesanato. A análise dos dados foi qualitativa. Com base nos conceitos de redemocratização e de novas instituições do Terceiro Setor procurou-se mudar a realidade social das pessoas, atualmente não envolvidas nas relações de mercado, oportunizando novas alternativas com mais possibilidades da realização pessoal e, concomitantemente, em termos macro, uma sociedade com desenvolvimento auto-sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-18

Como Citar

BIER, Clerilei Aparecida. CRIAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE ARTESÃOS E DA FEIRA DE ARTESANATO ARTE FLORIPA: UM EXEMPLO DE IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES DE CO-PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS PÚBLICOS POR MEIO DA MOBILIZAÇÃO DAS FORÇAS DA SOCIEDADE CIVIL EM ORDEM AO FOMENTO DO ARTESANATO E GERAÇÃO DE RENDA E EMANCIPAÇÃO SOCIAL. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2021. DOI: 10.5965/cidea.v1i1.1683. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/1683. Acesso em: 20 abr. 2024.