Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a etnomatemática: um ensaio teórico

Autores

  • Milton Rosa Universidade Federal de Ouro Preto
  • Daniel Clark Orey Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

O inter-relacionamento de saberes relacionados com a Educação Financeira e a Etnomatemática é importante para que se possa obter informações relevantes sobre o encontro polissêmico entre essas duas áreas de conhecimento. Uma compreensão aprofundada sobre essas inter-relações pode auxiliar no entendimento de conceitos específicos encontrados nessa polissemia. É importante reconhecer que os pressupostos da Educação Financeira e da Etnomatemática exercem um papel importante no desenvolvimento intelectual, cultural e social da humanidade, pois a matemática pode ser entendida como a espinha dorsal do conhecimento científico, tecnológico e sociológico historicamente desenvolvido. Os conteúdos matemáticos associados com a Educação Financeira podem ser utilizados na formação da cidadania dos alunos, bem como uma das finalidades da Etnomatemática é prepara-los para que possam desenvolver os valores de naturezas diversas, pois têm como objetivo a sua formação integral como cidadãos. Então, existe a necessidade de destacar a composição de ambientes de ensino e aprendizagem que visam educar os alunos, tornando-os cidadãos críticos, transformadores e reflexivos, preparando-os para a tomada de decisões em relação aos problemas que afligem a sociedade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Milton Rosa, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto III

Daniel Clark Orey, Universidade Federal de Ouro Preto

Professor adjunto III

Downloads

Publicado

2016-12-09

Como Citar

ROSA, Milton; OREY, Daniel Clark. Encontros polissêmicos entre a educação financeira e a etnomatemática: um ensaio teórico. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 139–162, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8860. Acesso em: 24 nov. 2024.