Materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da geometria

Autores

  • Pablo Roberto de Sousa Neto
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira Universidade Federal do Pará/Instituto de Educação Matemática e Científica/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Resumo

O presente texto tem o objetivo de responder a seguinte questão: como as vivências dos estudantes – no âmbito da própria linguagem – com materiais didáticos contribuem para o ensino e aprendizagem da geometria? Para tanto, analisamos como os estudantes interagem com os materiais, suas linguagens e como relacionam o conhecimento da geometria às suas vivências cotidianas. O estudo foi realizado com base na filosofia da linguagem de Wittgenstein. Para o uso dos materiais didáticos apoiamo-nos nas ideias de Lorenzato. Percebemos nos relatos dos estudantes o conceito negativo formulado por eles no âmbito das aulas de geometria – no sentido de não os instigarem para a aprendizagem. A interação com os materiais didáticos permitiu aos estudantes a percepção e compreensão de traços e formas geométricas muitas vezes não perceptíveis nos desenhos feitos na lousa pelo professor. A experiência relatada ocorreu no campus Timon do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) por meio da proposição de uma das oficinas na 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – realizada no período de 20 a 23 de outubro de 2015.

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Biografia do Autor

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, Universidade Federal do Pará/Instituto de Educação Matemática e Científica/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará

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Publicado

2016-07-07

Como Citar

NETO, Pablo Roberto de Sousa; ABREU DA SILVEIRA, Marisa Rosâni. Materiais didáticos para o ensino e aprendizagem da geometria. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 6, p. 1–27, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/7360. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos