Potencialidades e limitações da Cultura Pop no ensino de química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0105

Palavras-chave:

contextualização, cultura pop, três momentos pedagógicos, ensino de química

Resumo

Este trabalho teve por objetivo discutir um produto educacional, seus conhecimentos científicos e sobre Ciência utilizando obras de Cultura Pop. Espera-se contribuir com a área sobre as possibilidades e limitações de elementos da cultura pop no aprendizado de conhecimentos científicos. Foi elaborada uma sequência didática utilizando os Três Momentos Pedagógicos e o modelo OHERIC (observação, hipótese, experiência, resultados, interpretação e conclusão). Buscou-se, a partir da cultura vivenciada pelos estudantes, problematizar conhecimentos químicos, provocar engajamento e inspirar o envolvimento dos estudantes nas atividades propostas.A atividade foi realizada com estudantes do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública, no âmbito do Programa Residência Pedagógica, em uma cidade de médio porte do interior de Minas Gerais. No geral, os resultados foram positivos, indicando que a utilização de obras artísticas da cultura pop pode provocar o envolvimento dos alunos na aprendizagem de conhecimento de química. Ademais, o produto educacional se mostra versátil para adaptação a outros contextos sociais, inclusive, com a introdução de obras regionais.

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Biografia do Autor

Augusto José Oliveira Dias, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Licenciando em Química, Residente no Programa Residência Pedagógica, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG/Brasil.

Iriane Luciene García, Rede Estadual de Educação de Minas Gerais

Licenciada em Química, professora, Escola Estadual Professora Corina de Oliveira, Uberaba/MG/Brasil.

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

DIAS, Augusto José Oliveira; VIGGIANO, Esdras; GARCÍA, Iriane Luciene. Potencialidades e limitações da Cultura Pop no ensino de química. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0105, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0105. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24881. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias