Caderno de atividades em alto-relevo: estudando a função quadrática por meio de gráficos táteis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0127

Palavras-chave:

deficiência visual, Braille fácil, Software Monet, função quadrática, gráficos táteis

Resumo

O produto educacional aqui apresentado é resultado de uma pesquisa denominada "Ensino de Matemática para pessoas cegas com o uso do software Monet: criando gráficos táteis para o ensino de função quadrática", realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias da UDESC. Tal produto consiste num caderno de atividades que traz representações do objeto de conhecimento “função quadrática” nos registros algébrico, gráfico, tabular e em língua natural, acessíveis por meio do tato e visão, graças a presença simultânea e sincronizada das escritas em braille e à tinta, e de gráficos e tabelas plotados em alto-relevo. O objetivo deste produto é proporcionar aos estudantes cegos de Ensino Médio o acesso tátil às representações da referida função e, ao mesmo tempo, servir como material de apoio ao professor, mesmo que este não domine o Sistema Braille. Construídas com os softwares Braille Fácil e Monet, e impressas em braille, tais representações foram submetidas à avaliação e aprovação de dois especialistas cegos, revisores de textos em braille. A experimentação das atividades contou com a participação de dois alunos cegos. A pesquisa foi fundamentada na Teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval e aderiu os critérios estabelecidos por Cerqueira e Ferreira para a produção de materiais táteis. Neste trabalho qualitativo, com estudo de caso como abordagem metodológica, concluiu-se que um material adequado, combinado com o “Procedimento de interpretação global", representa para o cego, um mecanismo integral para a análise das representações da função quadrática por meio dos sentidos remanescentes.

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Biografia do Autor

Luis Fernando Ferreira de Araujo, Fundação Catarinense de Educação Especial

Mestre em Ensino de Ciências Matemática e Tecnologias, professor de matemática, Fundação Catarinense de Educação Especial, São José, Santa Catarina, Brasil.

Silvia Teresinha Frizzarini, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Educação para a Ciência e Matemática, professora e coordenadora/ chefe do departamento de matemática, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville, Santa Catarina, Brasil.

Referências

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Publicado

2023-12-30

Como Citar

ARAUJO, Luis Fernando Ferreira de; FRIZZARINI, Silvia Teresinha. Caderno de atividades em alto-relevo: estudando a função quadrática por meio de gráficos táteis. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0127, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0127. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24816. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias