O ensino de matemática para autistas por meio de atividades com materiais manipuláveis
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e0104Palavras-chave:
autismo, matemática, manual de atividades, cognição numéricaResumo
A Matemática é uma atividade inerente ao ser humano e é praticada espontaneamente, pois representa parte importante do seu comportamento. Desse modo, este artigo tem como objetivo analisar de que forma um manual para o ensino de matemática para autistas, por meio de atividades com materiais manipuláveis, pode contribuir para o contexto de ensino. No encaminhamento metodológico foi utilizada a abordagem qualitativa, sendo que a implementação do manual foi desenvolvida por meio de um curso de extensão, do qual participaram professores que atuam na Educação Especial e, necessariamente, trabalham com estudantes autistas. Assim, por meio dos excertos analisados, observou-se que o manual produzido despertou o interesse dos participantes, o que é um aspecto positivo, e permite compreender que ele pode contribuir significativamente para o ensino de Matemática para alunos autistas e, também, para promover o desenvolvimento da Cognição Numérica nesses alunos.
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