“Sem mais nem menos on-line”: formação continuada de professores de matemática durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X09182021298Palavras-chave:
Ensino de matemática, Formação de professores, Projeto de extensão, PandemiaResumo
O objetivo deste artigo é descrever ações desenvolvidas pelo projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas “Sem mais nem menos on-line”, mais especificamente sobre a participação de professores de matemática da Educação Básica no projeto. Devido à pandemia da Covid-19, o projeto de extensão “Sem mais nem menos” que atua desde 2016 em escolas públicas de Alagoas reformulou o projeto para também contribuir com a formação continuada de professores, mas de uma forma diferenciada, colaborativa e on-line. A participação dos professores aconteceu em webconferências e um grupo de professores também acompanhou estudantes em atividades realizadas pela equipe do projeto por meio de lives no Instagram. Muitos estudantes e professores passaram a realizar suas atividades de forma remota e o projeto buscou aproximar a teoria, a prática e a realidade do professor, considerando também seus saberes experienciais. Nossas fontes para a escrita foram materiais coletados por e-mail e questionários preenchidos no Google Forms, além das vivências durante o projeto. Os professores, além de compartilharem e repensarem seus saberes, consideraram que houve mudanças na forma de pensar o ensino de matemática depois da participação no projeto, com destaque para um olhar mais atento em trabalhar a matemática de forma mais descontraída e envolvida com o cotidiano. O fato de o projeto ter beneficiado a prática docente nos fez entender que o projeto cumpriu um de seus objetivos que foi de proporcionar um espaço de formação continuada de professores de matemática.
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