Abordagem da Geometria Fractal na Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0301

Palavras-chave:

geometria fractal, educação básica, ensino médio

Resumo

Este relato de experiência trata do estudo da Geometria Fractal como uma possibilidade de aplicação na Educação Básica. A prática foi realizada na disciplina de Tendências em Educação Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. O objetivo deste relato é discorrer sobre por que utilizar a Geometria Fractal em sala de aula, bem como apresentar uma possibilidade de sua aplicação. Diferente da Geometria Euclidiana que está relaciona muitas vezes a produções humanas, a Geometria Fractal está relacionada à natureza, sendo este um incentivado para seu estudo. Na prática de ensino desenvolvida, conceituou-se o que são fractais em conjunto com os estudantes da licenciatura e aplicou-se uma atividade de construção manual de fractais com régua, esquadro e compasso. Foram apresentadas aplicações dos fractais na natureza e os cálculos de dimensões, que utilizam conceitos de potenciação e logaritmos, foram explorados. Para conclusão da prática, os estudantes criaram fractais com o auxílio do software GeoGebra. A prática foi desenvolvida e refletida com os estudantes da Licenciatura em Matemática, sendo adaptável a estudantes do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Gabriela Costa Bonato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora de Ensino Médio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Carollayne Cesar Vissirini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduada em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Integrante do  Grupo de Pesquisa em Matemática, Ensino, Tecnologias e Aplicações (GPMETA) e Editora-chefe da Revista Eletrônica da Matemática (REMAT).

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Publicado

18-11-2025

Como Citar

BONATO, Gabriela Costa; VISSIRINI, Carollayne Cesar; ANDREIS, Greice da Silva Lorenzzetti. Abordagem da Geometria Fractal na Licenciatura em Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 12, n. 23, p. e0301, 2025. DOI: 10.5965/2357724X12223024e0301. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17390. Acesso em: 18 nov. 2025.