A desmistificação da concepção das regras matemáticas: uma análise a partir da filosofia da linguagem de Wittgenstein
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X07142019060Resumo
Este artigo tem como objetivo desmistificar a concepção presente em trabalhos da educação matemática segundo a qual o ensino das regras matemáticas torna o aprendizado um processo mecânico. A finalidade é contribuir para o processo educativo da disciplina, em um cenário onde atuam professor e alunos sob a perspectiva da Filosofia de Wittgenstein. A linguagem matemática é regida por regras e é dever do professor ensiná-las, bem como dar sentido às regras implícitas no texto matemático, seja ele escrito em linguagem simbólica, seja em linguagem natural. Explicitamos o processo de aplicação de regras, pois algumas pesquisas em educação matemática apontam que o seu uso torna o ensino e aprendizagem mecânicos. Portanto, ressaltamos que, para haver a compreensão do conceito matemático, é imprescindível que a comunicação entre professor e aluno seja estabelecida, pois a comunicação das regras matemáticas dá-se a partir da linguagem natural do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.