Website Portal CARO da Educação Financeira: um produto educacional para aprender com a tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06102018370Resumo
O produto educacional deste artigo é fruto de uma pesquisa de mestrado profissional cujo público foi formado por estudantes do nono ano de uma escola pública da Baixada Fluminense. A pesquisa, ocorrido nos anos de 2015 e 2016, pretendeu apresentar aos participantes suportes necessários para que reflitam a respeito de uma vida financeira equilibrada a partir de situações-problema criados com esse intuito. Foram abordados assuntos como a história do dinheiro, uso de cheques, cartões de crédito, elaboração de orçamento familiar, empréstimos, financiamentos e poupança. Procuramos, então, mostrar as potencialidades do website Portal CARO da Educação Financeira e seu uso por professores e alunos, o qual contém materiais como textos, vídeos e aplicativos utilizados durante a pesquisa, além de sugestões de roteiros de aulas sobre o tema. O procedimento metodológico seguiu os pressupostos teóricos da engenharia didática e, além disso, vale destacar a teoria das situações didáticas a qual fundamentou as discussões sobre os resultados da pesquisa. A tecnologia presente permitiu potencializar os efeitos ocorridos no ambiente escolar com o viés da informação e da formação da educação financeira para os alunos da educação básica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.