Discutindo sobre a Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores/as

  • Juliana Teixeira do Vale Ramos
  • Silvana Claudia dos Santos Universidade Federal de Viçosa

Resumen

O presente trabalho teve como foco discutir qual o papel da educação financeira escolar frente à sociedade do consumo que vivemos. Diariamente, tem-se observado que o público infantil está sendo cada vez mais bombardeado por uma série de estímulos para que consumam mais. A mídia, com suas diversas mensagens e imagens, se aproveita para formar novos consumidores. Assim, nota-se, gradativamente, a construção de uma identidade social embasada nos bens materiais onde o “ter” vale mais que o “ser”. Diante disso, o objetivo geral deste estudo foi discutir, com futuros professores, a importância de uma educação financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, buscamos promover uma reflexão sobre o papel da educação financeira nos Anos Iniciais; e apresentar propostas de atividades para um trabalho sobre educação financeira na sala de aula. Para efeito de coleta de dados, foram utilizados, como instrumentos, a pesquisa bibliográfica acerca da temática e a construção e realização de uma oficina pedagógica, com alunos do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal da Zona da Mata Mineira.

Descargas

Biografía del autor/a

Juliana Teixeira do Vale Ramos

Pedagoga pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professora da Educação Básica.

Silvana Claudia dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2016-12-09

Cómo citar

RAMOS, Juliana Teixeira do Vale; DOS SANTOS, Silvana Claudia. Discutindo sobre a Educação Financeira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revista BOEM, Florianópolis, v. 4, n. 7, p. 62–81, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/8572. Acesso em: 3 abr. 2025.