A Utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D no ensino de Matemática: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria

Autores/as

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gisele Aparecida Silva Silveira Formanda em Sistemas de Informação pela Faculdade Avantis de Ensino.

Resumen

O presente artigo apresenta os resultados de uma investigação realizada com estudantes de quarta série do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino de Itapema, Santa Catarina, sobre o tema geometria com a utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D. A pesquisa tem caráter qualitativo e um dos instrumentos utilizados para coleta de dados consistiu de um questionário. Para análise dos resultados, as ideias de Lara (2004), Gladcheff, Zuffi e Silva (2001) e as orientações dos PCN, nortearam com ênfase as colocações referentes a jogos educacionais e sua abordagem perante aos estudantes. A investigação foi dividida em dois momentos: no primeiro foi aplicado o jogo GEONÂNDIA 3D e no segundo momento ocorreu um feedback com os estudantes referente a utilização do jogo educativo e a forma abordada em sala de aula para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Os resultados evidenciam que, os jogos educacionais são ferramentas auxiliadoras indispensáveis no processo de ensino e aprendizagem, devido à tentativa de agregar o lúdico para salas de aula e com isso tendem a ser mais agradáveis, instigando o estudante ao novo, auxiliando-os no desenvolvimento do raciocínio de maneira natural e ágil, com possibilidades de se tornar uma ferramenta auxiliadora no seu cotidiano escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wanderley Pivatto Brum, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela FURB/SC

Publicado

2014-08-04

Cómo citar

BRUM, Wanderley Pivatto; SILVA SILVEIRA, Gisele Aparecida. A Utilização do jogo educativo GEONANDIA 3D no ensino de Matemática: uma investigação com estudantes de séries iniciais do ensino fundamental sobre o tema geometria. Revista BOEM, Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 30–55, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/4149. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos