Os Saberes Docentes Sobre o Objeto Matemático da Divisão

Autores/as

  • Edvonete Souza de Alencar Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo

Resumen

Este artigo é um resultado parcial de uma pesquisa com formação de professores que teve como objetivo analisar as observações de professores sobre o desempenho de alunos fictícios em uma situação envolvendo o objeto matemático - divisão .  Este estudo foi realizado em uma escola da rede pública de São Paulo com excelente índice de proficiência em Matemática em uma avaliação externa. Selecionamos para este estudo cinco professores que lecionam no 5° ano do Ensino Fundamental. Como referencial teórico embasamos nos autores que tocam os Saberes Docentes entre eles: Shulman (1986) e Ball e Bass (2003). Como fundamentação matemática utilizamos Vergnaud (1990). Os dados foram coletados  por meio de questionários no qual os professores analisaram resoluções de  alunos fictícios .  Esta pesquisa identificou como os professores analisam as produções do alunos. Permitiu ainda a reflexão sobre a mudança na formação inicial e continuada desses educadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edvonete Souza de Alencar, Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo

Doutoranda em Educacao Matematica pela Pontificia Universidade Catolica de Sao Paulo. Mestre em Educacao Matematica pela UNIBAN SP

Publicado

2013-11-20

Cómo citar

ALENCAR, Edvonete Souza de. Os Saberes Docentes Sobre o Objeto Matemático da Divisão. Revista BOEM, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 20–33, 2013. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3972. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos