Miniguia de contação de história para professores de primeira viagem: uma análise prévia explorando as suas potencialidades

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0110

Palabras clave:

contação de história, educação matemática, ensino e aprendizagem, material auxiliar, práticas pedagógicas

Resumen

O presente trabalho busca apresentar as motivações, características e potencialidades do Produto Educacional Miniguia de contação de histórias para professores de primeira viagem, explorando a relevância das contações de histórias na área da educação, em particular na disciplina de matemática, e a sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva, o Produto Educacional desenvolvido se apresenta como um recurso complementar para apoiar educadores que se sintam desafiados a empregar a narração de histórias em suas aulas, com sugestões e exemplificações de histórias com teor matemático adaptadas para variados grupos etários de estudantes, além de planos de aula envolvendo as narrativas apresentadas, com o intuito de fornecer um possível ponto de partida para o docente que considere utilizá-los. Por meio de uma investigação de natureza exploratória e com abordagem mista, procurou-se realizar um levantamento de informações junto a professores de matemática em exercício, com o objetivo de compreender as perspectivas desses profissionais em relação ao recurso apresentado, a fim de identificar os ganhos e os obstáculos associados ao uso desse material didático na sala de aula. Na análise dos dados, notou-se as barreiras na implementação desse método, contrastadas com as vantagens que uma contação de histórias bem feita pode proporcionar no processo de aprendizado. O recurso educacional fornecido aos professores de matemática participantes trouxe uma abordagem inovadora para muitos deles, e espera-se que ele sirva de suporte e estímulo para que essa prática seja mais disseminada e aplicável nas aulas de matemática em diferentes níveis de ensino.

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Biografía del autor/a

Murilo Campigotto de Oliveira, Rede privada de ensino de Joinville/SC

Mestrando em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela  Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Professor da Rede Privada de Ensino, Joinville/SC/Brasil.

Fabíola Sucupira Ferreira Sell, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professora Associada, UDESC (PPGECMT) -  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville/SC/Brasil.

Citas

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Publicado

2023-12-30

Cómo citar

OLIVEIRA, Murilo Campigotto de; SELL, Fabíola Sucupira Ferreira. Miniguia de contação de história para professores de primeira viagem: uma análise prévia explorando as suas potencialidades. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0110, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0110. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24863. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias