Validações matemáticas na sala de aula: sensações, movimentos e desafios de uma pesquisa que acontece durante a pandemia do novo Coronavírus
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X09182021176Palabras clave:
Ensino de Matemática, Validações, Pandemia, Aulas não presenciaisResumen
Neste artigo, apresentamos e discutimos alguns dos movimentos e dos desafios de nossa pesquisa de doutorado, em andamento, cujo objetivo consiste investigar processos de validação matemática produzidos por alunos de 9° do ensino fundamental de uma escola pública de Mato Grosso – MT, no decorrer de um ano letivo. Inicialmente, apresentamos alguns pressupostos que temos assumido, como por exemplo, a importância de se desenvolver um trabalho com validações matemáticas que seja contínuo e que permeie todos os conteúdos possíveis. Em seguida, discutimos uma atividade, dentre seis que aplicamos por meio do WhatsApp, durante o período de paralisação total de aulas em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Em seguida, relatamos algumas impressões sobre o período de aulas não presenciais, já que grande parte das atividades pensadas para nossa investigação estão integradas às apostilas disponibilizadas para os alunos, que estão sob regência da primeira autora deste ensaio. Um dos grandes desafios que temos enfrentado é a comunicação com os alunos, pois poucos têm participado das aulas online e das interações por WhatsApp. Essa questão se acentua quanto àqueles que permanecem somente com o ensino apostilado. Desta forma muitos são os questionamentos que temos: por que alunos que eventualmente teriam condições, não têm participado das aulas online? Por que muitos não contatam a professora? Como os estudantes se sentem em relação ao ensino online? Há incentivo? Há condições? Entre outros tantos, para as quais não temos respostas.
Descargas
Citas
BALACHEFF, Nicolas. Processus de preuveet situations de validation. in Educational Studies in Mathematics, nº18, 1987, pp.147-176.
BALACHEFF, Nicolas. Procesos de prueba en los alumnos de matemáticas (Trad. Pedro Gómez). Bogotá, Colombia: Universidad de los Andes, 2000.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática, 5ª a 8ª Séries. Brasília, 1998.
BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica PCN+ ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: Semtec, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018.
BROUSSEAU, Guy. Fondements et méthodes de ladidactique des mathématiques. Recherches en didactique des mathématiques. v. 7. n. 2. 1996.
KRAKECKER, Liana. Produção de Conjecturas e Provas de propriedades de ângulos de polígonos: um estudo com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.
MAGALHÃES, Maria da Graça.; MARTINHO, Maria Helena. O desenvolvimento da argumentação matemática no estudo das funções racionais. Quadrante, Vol. XXIII, Nº 1, 2014.
MATO GROSSO (Estado). Secretaria Adjunta de Gestão Educacional. Aprendizagem conectada: perguntas e respostas. Mato Grosso: Secretaria de Estado de Educação, 2020a.
MATO GROSSO (Estado). Secretaria Adjunta de Gestão Educacional. Guia de elaboração de material didático escolar. Mato Grosso: Secretaria de Estado de Educação, 2020b.
NASSER, Lilian.; TINOCO, Lucia. Argumentação e provas no ensino de Matemática. 2 ed. Rio de Janeiro: UFRJ/Projeto Fundão, 2003. 109 p.
OLIVEIRA, Susilene Garcia. da S. Um estudo de argumentações produzidas por alunos do 8º ano em atividades de construções geométricas envolvendo pontos notáveis de triângulo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação Matemática, Campo Grande, 2009
REID, David. The need to prove. Unpublished doctoral dissertation, University of Alberta, department of Secondary Education. Tese de doutorado. 1995.
SANTOS, Marconi Coelho. Investigando provas e demonstrações matemáticas por alunos do ensino médio: realidades e necessidades. Dissertação (Mestrado professional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista BOEM
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.