Estágio curricular no ensino remoto: concepções e percepções dos professores em formação inicial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021050

Palabras clave:

Ensino Remoto, Estágio Curricular, Concepções, Percepções

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar e analisar as concepções e percepções de professores em formação inicial sobre a realização de um estágio no ensino remoto, considerando que o estágio curricular tem caráter obrigatório e prepara o acadêmico para o exercício da docência. Com a paralisação das aulas presenciais em decorrência da pandemia causada pelo COVID-19, os estágios curriculares ficaram suspensos até a publicação do Parecer nº 5/2020 do Conselho Nacional de Educação, o qual possibilitou a retomada das atividades educacionais, em todos os âmbitos, através do formato de ensino remoto. A metodologia adotada foi predominantemente qualitativa e a produção de dados foi proveniente de um questionário online respondido por treze estagiários e interpretados sob a ótica da análise de conteúdo. Os resultados indicam que as concepções prévias apresentadas pela maioria dos estagiários não foram positivas, inclusive alguns pensaram em desistir do estágio neste formato. Após a finalização do estágio no ensino remoto, os participantes da pesquisa apresentaram percepções positivas, considerando que foi uma experiência produtiva e de grandes aprendizagens. As tecnologias digitais receberam destaque entre os resultados, uma vez que, foram apontadas como relacionadas às aprendizagens construídas, mas também como dificuldades, no que diz respeito ao emprego nos processos de ensino e aprendizagem. É essencial investimentos na formação de professores para um uso inteligente das tecnologias digitais, visto que, o cenário educacional é incerto, mas, não pode parar.

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Biografía del autor/a

Carla Denize Ott Felcher, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Carla Denize Ott Felcher é graduada em Matemática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPel, especialista em Educação Matemática pela mesma Universidade. Especialista em Pedagogia Gestora com ênfase em Administração, Supervisão e Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas da Rede de Ensino Univest - Santa Catarina. Especialista em Mídias na Educação pela UAB/UFPel. Mestra em Políticas e Gestão da Educação, CLAEH, Montevídeo. Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo PPGECM/UFPel. Atuou como professora formadora na UAB/UFPel. Atualmente é professora de Matemática dos Anos Finais na rede pública e professora em cursos de especialização na área da Educação. Doutoranda em Educação em Ciências pela UFRGS.

Daniel Keglis de Sousa, Universidade Federal de Pelotas

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Especialização em Microeletrônica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IF Sul Riograndense). Possui Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente trabalha como servidor Técnico Administrativo do serviço público federal, exercendo a função de Chefe do Núcleo Administrativo do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da UFPel. Tem experiência de aproximadamente 7,5 anos como Professor de Nível Superior (Professor Pesquisador I e II, Supervisor de Estágios e de Tutor à Distância), atuando na área da EDUCAÇÃO para os cursos de Licenciatura em Pedagogia à Distância, Licenciatura em Educação do Campo à Distância e Licenciatura em Matemática à Distância, todos os cursos da Universidade Federal de Pelotas. Possui experiência de aproximadamente 6,5 anos como professor na modalidade de ensino EJA - Educação para Jovens e Adultos, no Colégio Municipal Pelotense, ministrando as disciplinas de Matemática e Informática. Foi professor de curso pré-vestibular na disciplina de Matemática. Tem experiência na área de ensino em Matemática, com atuação de aproximadamente 12 anos como professor desta disciplina no ensino Básico ( Ensinos Fundamental e Médio), atuando em escolas das redes pública e privada.Foi professor de disciplinas técnicas do curso Técnico em Sistemas de Telecomunicações, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IF Sul Riograndense). Participou do Projeto de Extensão EDHUCA-A Cidade que Protege, promovido pelo Terceiro Departamento da Faculdade de Direito da UFPEL, que abordou temas tais como: A violência doméstica contra mulheres, crianças e adolescentes, Bullying, Drogadição, Discriminação e Preconceito e Abuso Sexual.

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Publicado

2021-10-30

Cómo citar

FELCHER, Carla Denize Ott; SOUSA, Daniel Keglis de. Estágio curricular no ensino remoto: concepções e percepções dos professores em formação inicial: . Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 50–66, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021050. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19130. Acesso em: 4 nov. 2024.