O ensino e aprendizagem da matemática em contexto pandêmico: com a palavra uma professora dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X09182021274Palabras clave:
Ensino de Matemática, Contexto pandêmico, Tecnologias, DesigualdadesResumen
Este relato de experiência tem por objetivo apresentar algumas reflexões de uma professora que ensina Matemática nos anos iniciais sobre suas vivências da “não presença” no ensino e na aprendizagem da Matemática em tempos da pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, orientado autobiograficamente e que põe no centro das discussões, as vivências de uma professora que ensina Matemática no 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no interior do estado da Bahia. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados foram: questionário e entrevistas. Para registro dos dados produzidos, utilizamos a gravação de áudio da entrevista com a professora e de forma subsidiária, realizamos a análise das imagens do grupo de WhatsApp fornecidas por ela. Duas questões geradoras intercruzaram esta escrita: i) Os professores estavam preparados para esse novo modelo de ensino? ii) Que desafios enfrentam professores que ensinam Matemática durante a pandemia? Nessa direção, partindo das experiências relatadas, conjectura-se que: a pandemia exigiu da escola se reinventar e, consequentemente, o professor também; e de que nesse ínterim é importante perceber a formação enquanto um continuum; e que precisamos lidar com as desigualdades e a impossibilidade de oferecer, de forma equânime, um ensino remoto que atenda a todos. Importante considerar a inclusão e as tecnologias como palavras-chave não só desse momento.
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