Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática

Autores/as

  • Carlos José Ferreira Soares Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021103

Palabras clave:

Educação Matemática, Tecnologias digitais., Google Meet

Resumen

Em tempos da pandemia da COVID-19 a interação é o argumento que deve pautar todos os tipos de iniciativas de promoção da comunicação, visto que é uma necessidade essencial que exige esforços diante da realidade do isolamento social adotado como principal arma de combate da Covid-19. Nesse contexto, com o impedimento das aulas presenciais, fortaleceu-se a utilização das redes sociais e ferramentas tecnológicas para o desenvolvimento das atividades de ensino e aprendizagem de forma remota. Dessa forma, o presente artigo tem o intuito de apresentar um estudo sobre a utilização das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem de matemática, em particular, a utilização do Google Meet como uma ferramenta pedagógica em uma turma de Licenciatura de Matemática. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa e caracterizada pelos procedimentos da pesquisa-ação com o intuito da promoção de intervenções articuladas com a construção de conhecimentos matemáticos de forma contextualizada. Os dados foram obtidos a partir da coleta de registros dos alunos de gravação das aulas desenvolvidas via Google Meet. Diante das informações coletadas, os dados foram analisados à luz da fundamentação teórica apresentada, com ênfase nos argumentos dos graduandos em relação às possibilidades do Google Meet como um instrumento pedagógico de ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados mostram, de fato, que essa ferramenta aproxima professores e alunos porque torna as aulas mais próximas do modelo presencial e promove a interação em tempo real.

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Biografía del autor/a

Carlos José Ferreira Soares, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Mestre em Ensino de Ciências Exatas.

Professor do Colegiado de Matemática da Universidade do Estado do Amazonas - UEA

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Publicado

2021-10-30

Cómo citar

SOARES, Carlos José Ferreira. Google Meet no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19 em uma turma de licenciatura de matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 103–121, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021103. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19125. Acesso em: 4 nov. 2024.