GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X09182021253

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, GeoGebra, Raciocínio Covariacional

Resumen

Este relato apresenta a experiência vivenciada por um professor de matemática do Ensino Médio na transição das aulas presenciais para remotas em tempos da pandemia da COVID-19. Nele, será descrita uma prática sobre o ensino de funções, na perspectiva do raciocínio covariacional em uma turma de alunos do primeiro ano do Ensino Médio, detalhando a utilização de objetos de aprendizagem construídos no GeoGebra e da ferramenta Grupos, uma sala de aula virtual disponibilizada pelo GeoGebra on-line, no desenvolvimento das atividades. Os objetos de aprendizagem foram construídos com foco no desenvolvimento do raciocínio covariacional e nos diferentes registros de representação de um mesmo objeto matemático. Essa ênfase foi dada, pois esse tipo raciocínio, pouco desenvolvido nos alunos e importante para o estudo de funções, é utilizado para interpretação, representação e justificativa de como valores de duas quantidades (magnitudes), em uma determinada situação, variam simultaneamente e um em relação ao outro. As atividades desenvolvidas propiciaram aos alunos a exploração do conceito de função por meio de diferentes representações de situações-problemas, tais como a visualização da situação-problema, a linguagem natural utilizada por eles em seus argumentos para justificar escolhas e as representações gráficas realizadas.

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Biografía del autor/a

Jeferson Moizés Lima, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduado em MATEMÁTICA LP pela Universidade de Passo Fundo (2005) . Mestre em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Participa Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Sistemas Aplicados ao Ensino - PEMSA da Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é Professor titular do Ensino Médio no Colégio Salesiano Itajaí.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências Tecnológicas.

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, mestre e doutora em Engenharia de Produção -UFSC e pós-doutora em Educação Matemática pelo Institut National de Recherche Pédagogique-INRP, Lyon-França. Professora adjunta do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Matemática e Educação Matemática. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC e lider do Grupo de Pesquisa NEPesTEEM ? Núcleo de Estudo e Pesquisa em Tecnologia Educacional e Educação Matemática. Áreas de trabalho e interesse em Educação Matemática : Tecnologias, Ensino Superior e Formação Docente

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Publicado

2021-10-30

Cómo citar

LIMA, Jeferson Moizés; SIPLE, Ivanete Zuchi. GeoGebra grupos e objetos de aprendizagem: um recurso para exploração do raciocínio covariacional em tempos de aulas não presenciais. Revista BOEM, Florianópolis, v. 9, n. 18, p. 253–273, 2021. DOI: 10.5965/2357724X09182021253. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/19088. Acesso em: 24 nov. 2024.