Metodologia de investigação nos anos iniciais: tarefas investigativas explorando conteúdos matemáticos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0008

Palabras clave:

investigação matemática, valor posicional, prática educativa, ensino de matemática

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo teórico-prático que visa analisar implicações da metodologia de Investigação Matemática na aprendizagem de estudantes de um 3º ano do Ensino Fundamental, de 8 e 9 anos de idade de uma escola pública. Foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, que apresenta um estudo bibliográfico sobre o tema e uma atividade apresentando as etapas desta metodologia, discutindo-as com um olhar para a construção do conhecimento matemático.  Os dados relacionados a prática foram obtidos por meio do bloco de notas dos estudantes, observação e diário de bordo da professora-pesquisadora e gravações de áudio dos encontros. A atividade relatada e analisada nesse artigo envolve o entendimento do valor do zero na constituição de um número e a compreensão do valor posicional de um numeral.  Os resultados indicam que a atividade proposta no contexto de uma aula de investigação, oportunizou o desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da criticidade, bem como a compreensão com significado com conceitos estudados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rúbia Patrícia Vieira, Rede de educação Básica Municipal Machado de Blumenal

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Pedagoga pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC). Atualmente é professora Dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau  (SC).

Viviane Clotilde da Silva, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação para Ciência pela UNESP, campus Bauru (SP). Mestre em Educação Matemática pela UNESP, campus Rio Claro (SP) e licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau (SC). Atualmente é professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Regional de Blumenau - FURB, de Blumenau (SC).

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis (SC). Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática e Licenciada em Matemática pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC). Atualmente é professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau (SC).

Citas

BERTINI, Luciane de Fátima; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Uso da investigação matemática no processo de ensino e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 12, 2008, Rio Claro. Anais eletrônicos [...]. Rio Claro: Unesp, 2008. p. 1-17.

BOGDAN, Robert C.; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.

BOERI, Camila; VIONE, Marcio Tadeu. Abordagens em Educação Matemática. Domínio Público, v.1, 2009.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando, et al. Histórias Infantis na Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais. In: CARNEIRO, Reginaldo Fernando; SOUZA, Antônio Carlos de; BERTINI, Luciane de Fátima. A Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental [livro eletrônico]: práticas de sala de aula e de formação de professores. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM; 11), p. 162-178.

D’AMBROSIO, Beatriz. Prefácio. In: LOPES, Celi Espasandin; NACARATO, Adair Mendes (orgs.) Orquestrando a Oralidade, a Leitura e a Escrita na Educação Matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018. p. 9 -17.

FERREIRA, Allan Silva; ZUIN, Elenice de Souza Lodron. Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática. BoEM, Joinville, V. 6, n. 10, p. 82-102, ago 2018.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.

LAMONATO, Maíza; PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Discutindo resolução de problemas e exploração-investigação matemática: reflexões para o ensino de matemática. Zetetiké. FE/Unicamp v. 19, n. 36. p. 51-74, jul/dez 2011.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3.ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

MILAN, Ivonildes dos Santos. O ensino do Sistema de Numeração Decimal nas séries iniciais do Ensino Fundamental: as relações com a aprendizagem do valor posicional. 2017. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

PONTE, João Pedro da, et al. O trabalho do professor numa aula de investigação matemática. Quadrante. Vol. VII, n. 2. p. 41-70, 1998.

PONTE, João Pedro da. Investigar, Ensinar e Aprender. Actas do ProfMat. Lisboa: APM, p. 01-23, 2003.

PONTE, João Pedro da. Explorar e investigar em matemática: desafio para alunos e professores. Movimento, Rio de Janeiro, n. 14, set. 2006.

PONTE, João Pedro da. A investigação em educação matemática em Portugal. Realizações e perspectivas. 2008. 26 p.

PONTE, João Pedro da, et al. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

PONTE, João Pedro da (org). Práticas Profissionais dos Professores de Matemática. Universidade de Lisboa. (e-book) 2014.

PONTE, João Pedro da, et al. Exercícios, problemas e explorações: Perspectivas de professoras num estudo de aula. Quadrante. V. XXIV, n. 2. p. 111-134, 2015.

PONTE, João Pedro da, et al. Investigações matemáticas e investigações na prática profissional. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017. 365 p.

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Bolema, n. 14, p. 66-91, 2000.

SKOVSMOSE, Ole. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. Campinas: Papirus, 2008. 138 p.

SKOVSMOSE, Ole. Um Convite à Educação Matemática Crítica. São Paulo: Papirus, 2014. 141 p.

UNESCO. Os desafios do ensino de matemática na educação básica. Brasília: UNESCO; São Carlos: EDUFSCAR, 2016.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicações em sala de aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Publicado

2023-12-23

Cómo citar

VIEIRA, Rúbia Patrícia; SILVA, Viviane Clotilde da; POSSAMAI, Janaína Poffo. Metodologia de investigação nos anos iniciais: tarefas investigativas explorando conteúdos matemáticos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0008, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18435. Acesso em: 22 dic. 2024.