Desterritorializando a aula de Matemática: o que pode um professor militante no âmbito de uma educação matemática menor?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020216

Palabras clave:

Educação matemática menor, Educação menor, Literatura menor, Professor militante, Educação Matemática

Resumen

Este artigo objetiva vislumbrar linhas de fugas, intuir resistências e possibilidades outras para as aulas de Matemática. Para tal articulação, partiremos da noção de Educação Maior relacionando-a a Matemática Escolar e em contraposição, deslocando os conceitos de literatura menor de Gilles Deleuze e Félix Guattari e de educação menor de Sílvio Gallo, discutiremos o conceito de educação matemática menor. Por fim, na última seção, apresentaremos uma possibilidade de prática em educação matemática menor. Destacamos que a educação matemática menor potencializa resistências aos mecanismos de controle social e a Matemática Escolar.

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Biografía del autor/a

João Paulo Risso

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Paranaíba

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro; Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Paranaíba. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade universitária de Paranaíba

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Publicado

2020-11-30

Cómo citar

RISSO, João Paulo; RODRIGUES, Thiago Donda. Desterritorializando a aula de Matemática: o que pode um professor militante no âmbito de uma educação matemática menor?. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 216–231, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020216. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18214. Acesso em: 16 nov. 2024.