Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08162020134

Palabras clave:

Fração, Trigonometria, Aprendizagem, Ensino Superior

Resumen

Este trabalho tem como principal objetivo analisar o modo como uma turma de 38 estudantes de Engenharia dos anos iniciais responde a problemas elementares de Matemática envolvendo os conteúdos de frações e trigonometria. No momento da pesquisa, todos os participantes cursavam uma disciplina obrigatória da área de Física, numa instituição da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, no Sudoeste de Goiás. Os dados foram obtidos por via da aplicação de um questionário composto de quatro questões abertas. Com base nas análises realizadas, há indícios de que os estudantes, na sua maioria inscritos no 2º ou 4º período do referido curso, apresentam sérias dificuldades na resolução de problemas matemáticos de nível básico, principalmente nas questões de natureza mais interpretativa. Conclui-se que essa grave realidade educacional constatada na instituição investigada requer o desenvolvimento de medidas urgentes, tais como a ampliação dos projetos de ensino, a adequação do número de estudantes por turma, entre outros investimentos que de algum modo sejam acrescidos aos esforços desenvolvidos pelos professores em contexto de sala de aula visando a mitigação de lacunas formativas básicas destes estudantes.

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Biografía del autor/a

Lucas Duarte Oliveira, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Acadêmico de Engenharia Ambiental com atuação na pesquisa sobre qualidade da água e geoprocessamento.

Tiago Clarimundo Ramos, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Professor na área de Física com atuação na pesquisa em Ensino de Ciências, com interesse pelo Ensino de Física e Química, Educação Científica para Cidadania, Educação CTS e Formação de Professores.

Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira Carneiro, Universidade do Minho: Braga, PT.

Professor universitário e pesquisador na área de Nanotecnologia, Engenharia de Superfícies, Materiais Nanoestruturados, Filmes Finos, Materiais Fotocatalíticos, Anodização Industrial e Novos Materiais de Construção.

Salmon Landi Júnior, Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde.

Professor na área de Física com interesse no desenvolvimento trabalhos relacionados ao ensino de Física

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Publicado

2020-12-17

Cómo citar

OLIVEIRA, Lucas Duarte; RAMOS, Tiago Clarimundo; CARNEIRO, Joaquim Alexandre Santos Almeida Oliveira; LANDI JÚNIOR, Salmon. Conhecimentos de Matemática básica de graduandos nos anos iniciais de Engenharia: desafios, fragilidades e enfrentamentos possíveis. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 16, p. 134–152, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08162020134. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18000. Acesso em: 22 dic. 2024.