Os significados do número racional na formação continuada de professores de Matemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07132019039

Resumen

Este texto apresenta resultados da pesquisa que tem como objetivo compreender como o professor de Matemática (re)configura os diferentes significados do número racional a partir da formação continuada. Para tal, utilizou-se o Interacionismo Sociodiscursivo como aporte teórico-metodológico e analítico o qual permitiu, inicialmente, a identificação dos conteúdos tematizados em quatro encontros de formação continuada. As participantes da pesquisa são seis professoras de Matemática da Educação Básica. Os dados empíricos são constituídos a partir de audiogravação e transcrição dos encontros de formação. Os resultados assinalam que o professor de Matemática (re)configura os diferentes significados do número racional durante as interações discursivas estabelecidas no grupo:  nas discussões e dúvidas apresentadas durante a resolução dos problemas propostos e nos conflitos estabelecidos na relação das professoras com  esse instrumento simbólico o que potencializou reflexões sobre o agir docente e novas formas de (re)organizar o seu trabalho.

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Biografía del autor/a

Danusa de Lara Bonotto, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação em Ciências e Matemática - PUCRS. Professora de Matemática na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo - RS.

Izabel Gioveli, Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo-RS.

Doutora em Engenharia - UFRGS.

Professora de Matemática na Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Cerro Largo-RS.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

BONOTTO, Danusa de Lara; GIOVELI, Izabel. Os significados do número racional na formação continuada de professores de Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 39–59, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07132019039. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/14256. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos