As justificações matemáticas de alunos do 5.º ano na validação de uma conjetura no estudo da igualdade de triângulos

Autores/as

  • Marisa Gregório Universidade de Lisboa Instituto da Educação
  • Hélia Oliveira Universidade de Lisboa Instituto da Educação

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018021

Resumen

Este artigo tem como objetivo compreender as justificações matemáticas de alunos portugueses, do 5.º ano, na validação de uma conjetura sobre propriedades de triângulos, no contexto de uma experiência de ensino que privilegiou uma abordagem de ensino exploratório. A metodologia de pesquisa é de natureza qualitativa, com uma recolha de dados que incidiu nas produções escritas dos alunos nas quais estes procuram validar ou refutar uma conjetura, assim como no registo vídeo de alguns momentos de discussão coletiva. A análise das justificações dos alunos adotou um referencial baseado em Balacheff (1988) e Harel e Sowder (1998), com três níveis. Os resultados mostram que as justificações de conjeturas dos alunos situam-se nos níveis 2 e 3 do modelo adotado, ou seja, baseiam-se em desenhos, gestos ou verificação aleatória de alguns casos e na justificação que recorre a exemplos cuidadosamente selecionados.

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Biografía del autor/a

Marisa Gregório, Universidade de Lisboa Instituto da Educação

Mestre em Didática da Matemática, Doutoranda do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, professora, Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor de Lisboa, Portugal.

Hélia Oliveira, Universidade de Lisboa Instituto da Educação

Doutora em Educação - Didática da Matemática, Professora Auxiliar, Instituto de educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

GREGÓRIO, Marisa; OLIVEIRA, Hélia. As justificações matemáticas de alunos do 5.º ano na validação de uma conjetura no estudo da igualdade de triângulos. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 21–40, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13852. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos