Elaboração de objetos de aprendizagem com o software GeoGebra para o ensino de geometria

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06122018055

Resumen

Objetos de Aprendizagem (OA) em geometria dinâmica são recursos que podem colaborar com a prática do professor que ensina matemática. Assim, buscou-se descrever a elaboração de um objeto de aprendizagem com o software GeoGebra para favorecer a exploração e a validação de propriedades geométricas estudadas nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A elaboração desse OA fundamenta-se nas recomendações dos documentos curriculares sobre congruência de triângulos e demonstrações de propriedades de quadriláteros. Especificamente, o OA aborda a propriedade de congruência entre as diagonais de todo trapézio isósceles, usando o critério de congruência LAL (Lado-Ângulo-Lado). A elaboração do OA envolveu três momentos: a construção do trapézio, a criação e a programação da animação. Considera-se que a utilização de OA permite aos estudantes o desenvolvimento de processos de exploração, visualização e investigação de ideias e relações geométricas. Para tanto, indica-se aos professores o uso de tarefas que incluam OA. Salienta-se a importância de processos de formação continuada para a integração desse tipo de recurso no ensino de geometria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-12-28

Cómo citar

GUTIÉRREZ ARAUJO, Rafael Enrique; PAZUCH, Vinícius. Elaboração de objetos de aprendizagem com o software GeoGebra para o ensino de geometria. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 55–74, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018055. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13828. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos