Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: Ação!: Um produto educacional para o “Dessilenciamento”

Autores/as

  • Marco Aurélio Kistemann Jr. UFJF
  • Luiza Harab da Silva Rosa UFJF-Prefeitura do Estado do RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018078

Resumen

Neste artigo apresentamos um produto educacional, resultante de uma pesquisa de mestrado profissional que envolveu o uso do cinema na sala de aula de ensino superior. Os sujeitos participantes da pesquisa eram licenciandos em Matemática e o objetivo geral foi proporcionar sessões fílmicas para convidar os participantes a argumentarem, a partir das imagens exibidas. Como resultado da pesquisa foi criado um produto educacional que apresenta sugestões de filmes, possibilitando aos professores abordar temas ligados ao cotidiano escolar e ligados ao cotidiano docente e discente. O produto ainda objetiva convidar os participantes, professores em formação permanente a “dessilenciarem-se”, ou seja, a exercitar múltiplos olhares e argumentarem sobre o que assistiram nas sessões fílmicas. A relevância do produto encontra-se na possibilidade de “dar voz” aos estudantes que se tornarão professores, abrindo novas possibilidade de reflexão e criticidade acerca de temas que compõem a realidade docente, mas que ainda são pouco explorados na formação de professores. Para entendermos como as imagens são capazes de motivar um telespectador a “dessilenciar-se”, nos baseamos em pesquisadores como Rosália Duarte, Adriana Fresquet, Miguel Arroyo e Marcos Napolitano.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Aurélio Kistemann Jr., UFJF

Prof. Dr. Marco Aurélio Kistemann  Junior
Federal University of Juiz de Fora (UFJF)
Group Leader of the Pesquisa de Ponta-UFJF
Department of Mathematics (ICE) 

Luiza Harab da Silva Rosa, UFJF-Prefeitura do Estado do RJ

Professora da Educação Básica-Membro do Grupo de Pesquisa de Ponta-UFJF

Publicado

2018-10-15

Cómo citar

KISTEMANN JR., Marco Aurélio; ROSA, Luiza Harab da Silva. Luz, Câmera, Giz, Sala de Aula: Ação!: Um produto educacional para o “Dessilenciamento”. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 78–97, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018078. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11884. Acesso em: 21 nov. 2024.