Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática

Autores/as

  • Elenice de Souza Lodron Zuin Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Allan Silva Ferreira Centro Universitário Newton Paiva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018082

Resumen

Neste artigo, apresentamos a pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas, a qual possibilitou a elaboração do nosso produto educacional, “A derivada e suas diferentes abordagens: uma proposta para a introdução do seu conceito”, que se constituiu em um caderno de atividades destinadoa professores de Cálculo Diferencial e Integral. Nosso intuito foi possibilitar o ensino/aprendizagem da derivada sob as abordagens algébrica e geométrica, aliadas à História da Matemática. As atividades foram concebidas a partir da metodologia da Investigação Matemática, integrando o aplicativo Geogebra instalado em Smartphones e de vídeos que estão disponíveis no YouTube

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elenice de Souza Lodron Zuin, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Docente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da PUC Minas.

Allan Silva Ferreira, Centro Universitário Newton Paiva

Matemática

Publicado

2018-08-28

Cómo citar

ZUIN, Elenice de Souza Lodron; FERREIRA, Allan Silva. Introdução do conceito de derivada a partir da Investigação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 82–102, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018082. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11731. Acesso em: 5 nov. 2024.