Geometria do compasso de Mascheroni em atividades com software de matemática dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018058Resumen
O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da Geometria do Compasso (1797), de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica, com base no uso da História da Matemática aliado à TIC via Investigação Matemática. Nessa busca, deparamo-nos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente, para os quais sugerimos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos pudessem realizar investigações históricas Tal produto foi validado pela aplicação em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0XXX) do curso de Licenciatura em Matemática da UFXX. Nesse artigo, ainda apresentamos o exemplo de dois blocos de atividades elaboradas.
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