Explorando o Teorema das Quatro Cores em Performances Matemáticas Digitais
Abstract
Neste artigo apresentamos uma discussão fundamentada na investigação de performances matemáticas digitais (PMD), as quais abordam o Teorema das Quatro Cores (T4C). PMD se refere ao uso das artes e das tecnologias digitais em Educação Matemática, concebida enquanto linha de pesquisa, proposta didático-pedagógica e/ou narrativa matemática artística multimodal. Metodologicamente, os dados foram produzidos a partir da realização de um curso de extensão universitária no qual lincenciandos em Matemática criaram 5 PMD do tipo Harlem Shake. Foram explorados diferentes aspectos acerca do T4C e diversificadas nuances sobre o fazer matemático (performático). Sendo este um estudo de natureza qualitativa, do ponto de vista interpretativo-analítico, destacamos a natureza artística-multimodal das PMD enquanto narrativas digitais, a ludicidade e criatividade fomentada pela comunicação artística na atividade matemática coletiva e a construção de imagens alternativas sobre a matemática e os matemáticos. Os resultados apresentados corroboram com a perspectiva de que PMD é uma possibilidade/alternativa metodológica diferenciada para o ensino-aprendizagem de matemática, a qual integra o uso das artes e das tecnologias digitais visando a inovação didático-pedagógica em Educação Matemática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.