Rotação por Estações no Ensino de Ciências: Promovendo Suportes à Autonomia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0130

Keywords:

rotação por estações, teoria da autodeterminação, autonomia

Abstract

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre parte do Produto Educacional desenvolvido no âmbito do PPGECMT, durante o trabalho de mestrado. Focamos em uma Atividade Didática de Rotação por Estações, centrada no tema "Célula". A estruturação da atividade considerou aspectos relativos ao fomento da autonomia e escolha dos estudantes, bem como, de diferentes suportes à autonomia. O estudo se concentrou em identificar e explicar os suportes à autonomia promovidos durante a implementação dessa atividade em aulas de Ciências, em duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo foi analisar como a estrutura da atividade oferece suportes à autonomia organizacional, procedimental e cognitiva dos alunos. Este estudo é parte de um projeto mais amplo, que envolve a criação de quatro Atividades Didáticas de Rotação por Estações, explorando diferentes temas de Ciências. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações de áudio e observações diretas durante a execução. Os resultados destacam contextos em que os alunos exerceram formas de autonomia, principalmente nas categorias procedimental e cognitiva. Isso enfatiza a importância de proporcionar interações didático-pedagógicas que promovam a autonomia dos alunos, incentivando o interesse e a motivação intrínseca, além de favorecer a construção colaborativa do conhecimento. Além disso, é ressaltada a replicabilidade dessa abordagem, permitindo adaptações em diversos contextos educacionais, níveis e realidades.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jessica Maila Borghesan, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela UDESC, bolsista do Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação – PROMOP/Joinville/SC/Brasil.

Luiz Clement, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Professor Associado do Departamento de Física e do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias, Universidade do Estado de Santa Catarina, Joinville/Santa Catarina/Brasil.

References

BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. 270p.

CLEMENT, L. Autodeterminação e Ensino por Investigação: Construindo Elementos para Promoção de Autonomia em Aulas de Física. 2013. 334 f. Tese (Doutorado) - Curso de Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

HERNÁNDEZ SAMPIERI, Roberto; FERNÁNDEZ CALLADO, Carlos; BAPTISTA LUCIO, María del Pilar. Metodologia de pesquisa. Porto Alegre: Penso, 2013.

HORN, Michael B.; STAKER, Heather. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação.[tradução Maria Cristina Gularte Monteiro; revisão técnica: Adolfo Tanzi Neto, Lilian Bacich]. – Porto Alegre: Penso, 2015.

LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL

REEVE, J.; JANG, H. What teachers say and do to support students’ autonomy during a learning activity. Journal of educational Psychology, n. 98, p. 209-218, 2006.

RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Intrinsic and extrinsic motivation from a self-determination theory perspective: Definitions, theory, practices, and future directions. Contemporary Educational Psychology, n. 61, p. 1-11, 2020.

RYAN, Richard M. Self‐determination Theory and Wellbeing. Wellbeing in Developing Countries, p. 1-2, 2009.

STEFANOU, C. R., et al. Supporting autonomy in the classroom: ways teachers encourage student decision making and ownership. Educational Phychologist, n. 39, p. 97-110, 2004.

TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini; MEGID NETO, Jorge. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, dez. 2017.

Published

2023-12-30

How to Cite

BORGHESAN, Jessica Maila; CLEMENT, Luiz. Rotação por Estações no Ensino de Ciências: Promovendo Suportes à Autonomia. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0130, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0130. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24789. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias