Gamificação em plataformas educacionais: potencializando o ensino de física através do Nivelamento Online

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X112023e0131

Keywords:

gamificação, metodologias ativas, TDIC

Abstract

O artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados de pesquisa e um produto educacional obtidos ao utilizar a plataforma educacional gamificada Nivelamento Online (NiO) em turmas de física do ensino médio. Esse produto educacional, que consiste em um tutorial da Sala do Mestre do NiO e uma sequência didática de física, é resultado da Dissertação de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - UNICENTRO.  Tal produto auxilia docentes no intuito de apresentar como utilizar o ambiente de professor do Nivelamento Online, além de apresentar um roteiro de aplicação específico para a disciplina de física no ensino médio. O produto educacional se mostrou promissor devido aos resultados alcançados pelos alunos das turmas que utilizaram o Nivelamento Online em sala. Os mecanismos de games presentes no Nivelamento Online e apresentados no produto educacional, ampliaram de forma relevante as chances de sucesso da estratégia de aprendizagem ao considerar o engajamento e motivações apresentadas pelos estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcos Antonio Soares das Neves, Rede Estadual de Educação do Paraná

Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Professor de Física, SEED-PR, Colégio Estadual Alto da Glória, Palmas/Paraná/Brasil.

Ricardo Yoshimitsu Miyahara, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Professor de Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava/Paraná/Brasil.

Danilo Sande Santos, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação e mestrado em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz, especialização em Game Design pela Universidade do Estado da Bahia, doutorado em Geofísica pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Atualmente é professor do Departamento de Ciências da Universidade Estadual de Maringá e Diretor Executivo da Exatamente Soluções Educacionais. 

References

BACICH, Lilian.; MORÁN, José. (Org). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Exposição de Motivos n.º 00084/2016/MEC, de 15 de setembro de 2016. Brasília, DF, 2016b.

CAMPOS, Luis Fernando A. de A.; LASTÓRIA, Luiz Antônio. C. N.. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-posições, Campinas, v. 31, p. 1-18, 2020. FapUNIFESP (SciELO).

FADEL, Luciane Maria et al (org.). Gamificação na educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300 p.

GEE, James Paul. Video games, learning, and “content”. In Games: Purpose and potential in education, p. 43-53, 2009. Boston, MA: Springer.

MCGONIGAL, Jane. Reality Is Broken: why games make us better and how they can change the world. New York: The Penguin Press, 2011. 379 p.20 fev. 2023.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A. D.; MORALES, O. E. T. (org.). Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: Uepg/Proex, 2015. p. 15-33.

OLIVEIRA, Jussara de Fátima A. C.; FERNANDES, Juliana Cristina D. C.; ANDRADE, Elisângela L. D. M. Educação no contexto da pandemia da Covid-19: adversidades e possibilidades. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 16, n. 1, p. 01–17, 2020.

VALENTE, José. A.; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. D.; GERALDINI, Alexandra. F. S.. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, [S.L.], v. 17, n. 52, p. 455, 26 jun. 2017. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR.

Published

2023-12-30

How to Cite

NEVES, Marcos Antonio Soares das; MIYAHARA, Ricardo Yoshimitsu; SANTOS, Danilo Sande. Gamificação em plataformas educacionais: potencializando o ensino de física através do Nivelamento Online. Revista BOEM, Florianópolis, v. 11, p. e0131, 2023. DOI: 10.5965/2357724X112023e0131. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/24786. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Discussões sobre produtos educacionais: ensino de ciências, matemática e tecnologias