Teaching Strategy through the Word Search Game
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12232024e010101Keywords:
learning technology, educational game, learning, creativityAbstract
Com o objetivo de facilitar e proporcionar uma nova abordagem no ensino e aprendizagem de matemática é que realizamos este estudo. É evidente que o modelo de ensino trabalhado em repetições e resoluções de situação-problema tem se mostrado ineficaz, além de prolongar o tempo de aprendizagem para a maioria dos estudantes, levando-os ao mau desempenho e à perda de interesse. A partir disso, propomos a construção de um modelo diferente de caça-palavras, um quebra cabeça chamado popularmente de “15 puzzles”, no qual palavras-chave devem ser descobertas, contudo o desafio de verdade fica por organizar as sílabas para formá-las. O jogo caça-palavras vem sendo uma metodologia de ensino aprendizagem eficaz, tornando o aluno parte ativa na busca de bases para construção do conhecimento em sala de aula. Buscamos observar a aplicação dessa tecnologia educacional, como modo de ensino ativo que abrange conceitos e tema abordados, considerando o processo de aprendizagem do aluno a partir do conhecimento e da criatividade do professor, aplicando-os em uma tecnologia. Embasados nos estudos de Antunes (2011), Luckesi e Passos (1996) sobre aprendizagem criativa e modelos de estímulo à investigação de recursos a serem usados para fins educacionais, é que esta pesquisa foi desenvolvida. Este trabalho foi aplicado em sala de aula com discentes do curso de Licenciatura Plena em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, na disciplina de Psicologia de Desenvolvimento da Aprendizagem entre os dias 22 e 27 de novembro de 2021.
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