Decifrando enigma em tempos de pandemia: a resolução de problemas como metodologia na aula de matemática do 6º ano
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X09182021226Keywords:
Resolução de problemas, Ensino Fundamental, Ensino RemotoAbstract
O presente relato tem por finalidade compartilhar uma experiência no emprego da metodologia de resolução de problemas fundamentada nas concepções de George Polya em uma aula de Matemática na modalidade online, ocorrida no período da pandemia da COVID-19. Tal prática foi realizada com estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede privada de Porto Alegre - RS. A atividade, denominada “Decifrando o enigma”, cujo objetivo principal culminou na formação de uma frase secreta a partir da solução de alguns desafios matemáticos em arquivos codificados por senhas, foi dividida em quatro etapas: iniciando a atividade, definindo estratégias, executando o plano e refletindo sobre a atividade. Ressalta-se que cada uma dessas fases corresponde às etapas propostas pelo referido teórico, a saber: compreensão do problema, estabelecimento de um plano, execução e retrospecto. Tal prática foi muito elogiada pelos estudantes que se sentiram desafiados e puderam trabalhar em equipes, mesmo que remotamente. Considera-se que o uso de recursos digitais deve estar relacionado a aulas que busquem por inovações e não somente réplicas de práticas já conhecidas e aplicadas sem a utilização destas ferramentas.
Downloads
References
AGUIAR, Rogério de; MACALÓS, Larissa Vieira; LIMA Jeferson Moizés. A Técnica De Polya: Uma Atividade Contextualizada Sobre Função Exponencial Envolvendo O Uso De Contraceptivos. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 14, ed. 1, p. 1-18, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (1° e 2° ciclo): Matemática. MEC/SEF. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Base Nacional Comum Curricular: A área de Matemática. Brasília, 2018.
CANI, Josiane Brunetti; SANDRINI, Elizabete Gerlânia Caron; SOARES, Gilvan Mateus; SCALZER, Kamila. Educação e COVID-19: a arte de reinventar a escola mediando a aprendizagem “prioritariamente” pelas TDIC. Revista Ifes Ciência, [s. l.], v. 6, ed. 1, p. 13-29, 2020.
ECHEVERRÍA, María del Puy Pérez. A solução de problemas em Matemática. In: POZO, Juan Ignacio (Org.). A Solução de Problemas. Porto Alegre: ARTMED, p. 43-63, 1998.
ECHEVERRÍA, María del Puy Pérez; POZO, Juan Ignacio. Aprender a resolver problemas e resolver problemas para aprender. In: POZO, J. I. (Org.). A Solução de Problemas. Porto Alegre: ARTMED, p. 13-41, 1998.
MAIA, Érika Janine; PROENÇA, Marcelo Carlos de. A resolução de problemas no ensino da geometria: dificuldades e limites de graduandos de um curso de pedagogia. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 402-417, 2016.
MENEGHELLI, Juliana; CARDOZO, Dione; POSSAMAI, Janaína Poffo; SILVA, Viviane Clotilde da. Metodologia de resolução de problemas: concepções e estratégias de ensino. RBECT: Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, ed. 3, p. 211-231, set./dez. 2018.
MORAIS, Rosilda dos Santos; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Uma abordagem histórica da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa et al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p.13-28.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. BOLEMA: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, ed. 41, p. 73-98, dez 2011.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa et al. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014, p. 29-44.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
PONTES, Edel Alexandre Silva. Método de Polya para resolução de problemas matemáticos: uma proposta metodológica para o ensino e aprendizagem de matemática na educação básica. HOLOS, v. 3, p. 1-9, dez. 2019.
PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the Horizon. MCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
SCHROEDER, Thomas. L.; JR. LESTER, Frank. K. Developing Understanding in Mathematics via Problem Solving. In: New Directions for Elementary School Mathematics. cap. 3, p. 31-40, 1989.
VALENTE, José Armando. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais. In: VALENTE, José Armando et al. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. cap. 1, p. 17-41.
VIANNA, Carlos Roberto. Resolução de Problemas. In: TEMAS em Educação I. Curitiba: Futuro Congressos e Eventos, 2002, p. 401-410.
WALLE, John A. Van del. Ensinando pela resolução de problemas. In: WALLE, J A. V. Matemática no ensino fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 57-81.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista BOEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.