Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08172020108

Keywords:

Matemática e Música, Educação Matemática, Filosofia

Abstract

Neste artigo analisamos um conjunto de textos inseridos no campo de pesquisa da Educação Matemática que estabelecem relações entre matemática e música, publicados nas quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Recorrendo à análise do discurso foucaultiana como metodologia, damos visibilidade às enunciações categorizadas a partir desses artigos, organizando-as a partir de 3 problematizações. Na primeira, fazemos considerações sobre a apropriação da música para o ensino de frações, levando em conta o contexto histórico da matemática grega e sobre o uso dos símbolos das notas musicais de acordo com seus tempos. Na segunda, analisamos enunciações que remetem a aspectos metodológicos naturalizados no ensino de matemática, a saber a ludicidade e o estímulo do interesse no aluno. Por fim, na terceira problematização, tensionamos o enunciado que afirma que música é matemática e, de forma mais geral, que a matemática está em tudo. Inspiramo-nos no conceito filosófico de ritornelo para pensar a docência em matemática a partir de exercícios de desterritorialização/reterritorialização no território da Educação Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Alice Stephanie Tapia Sartori, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduaçao em Educaçao Científica e Tecnológica - UFSC

References

BAMPI, Lisete. Efeitos de poder e verdade do discurso da Educação Matemática. Educação e Realidade. 24 (1). jan./jun. 1999. p. 115-143.

BORGES, Fábio Alexandre. GOMES, João Paulo Cechella. Matemática e música: Uma proposta de abordagem no ensino fundamental. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.

CAVALCANTI, Valdir de Sousa. LINS, Abigail Fregni. Ensino e aprendizagem da matemática através da música no Ensino Médio. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.

DELEUZE, Gilles. GUATTARI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 4. São Paulo: Ed. 54, 1997.

______. O que é a Filosofia?. Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonzo Muñoz. Rio de Janeiro: Ed.34, 2002.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação matemática escolar. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

______. Produzindo fissuras nas 'verdades' da matemática. In: HENNING, P., RIBEIRO, P; SCHIMIDT, E. (Org.). Perspectivas de investigação no campo da Educação Ambiental & Educação em Ciências. Rio Grande: FURG, 2011.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Edições Loyola: São Paulo, 1996.

______. A arqueologia do saber. Michel Foucault; tradução de Luiz Felipe Baeta Neves, -7ed. - Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2011a.

______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011b.

GALLO, Sílvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GOES, Aline de. Tornar o aluno crítico: enunciado (in)questionável no discurso da matemática escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

GRAMS, Ana Laura Bertelli. MILÃO, Silvia Monteiro. Modelação matemática no ensino médio: A matemática por meio da música. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do Desejo. 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

HEITMANN, Felipe Pereira. PINTO, Márcia Maria Fusaro. Uma abordagem musical, interativa e dinâmica para contrações e expansões de curvas variando parâmetros. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.

IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2020. Música e Matemática é tema da 16ª edição da OBMEP. Disponível em: https://impa.br/noticias/musica-e-matematica-e-tema-da-obmep-2020/. Acesso em 20/04/2020.

KNIJNIK, Gelsa; WANDERER, Fernanda; DUARTE, Claudia Glavam. De las investigaciones pedagógicas. Uno: Revista de Didáctica de las Matemáticas, v. 17, n. 55, 2010. p. 81-93.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Em defesa da escola: uma questão pública. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

MEDEIROS, Zezito Gomes de. Ensino de matemática com música: em um contexto etnocultural. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019.

MENDONÇA, Silvia Regina Pereira de. SOUSA, Enne Karol Venancio de. Matemática e música: Cantando também se aprende. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.

NUNES, Maria Carolina. RIBEIRO, Valdeane Silva. Da música às frações: reflexões sobre a elaboração e o uso de uma vídeo-aula. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019.

OLEGÁRIO, Príscila Gomes. ANDRADE, Ana Paula Rangel de. Frações: “afinando” as linguagens matemática e musical. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

OLIVEIRA, Valmir Alves de. ANDRADE, Luciano Roberto Padilha de. SOUSA, Geneci Alves de. SOUTO, Kelling Cabral. A música na formação dos professores de matemática do programa residência pedagógica. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019.

QUARTIERI. Marli Teresinha. A Modelagem Matemática na escola básica: a mobilização do interesse do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. Tese (doutorado). 199f. 2009. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo.

REIS, Enoque da Silva. MENDES, Hemerson Milani. MILANI, Samanta Margarida. Estudando frações nas relações entre a música e a matemática. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019.

ROQUE, Tatiana. História da matemática. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

SANTOS, Tarcisio Rocha dos. FERREIRA, Alessandra da Silva. Construções matemáticas da música. In: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática, Salvador, 2010.

SANTOS, Willian Monteiro dos. Música: Uma ferramenta interdisciplinar para o ensino de matemática. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

SARTORI, Alice Stephanie Tapia. O lúdico na Educação Matemática Escolar: Efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo. 2015. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

SILVA, Fabiana Boff de Souza da. A (prender) matemática é difícil: problematizando verdades do currículo escolar. 118 f. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISINOS: São Leopoldo, 2008.

SILVA, Paulo Vilhena da. CRUZ, Jaqueline Valerio da. RIBEIRO, Alana Brenda Pinheiro. As relações entre a música e matemática como estratégia pedagógica no ensino fundamental. In: Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, Cuiabá, 2019.

SOUZA, Izabel Simone. TIAGO, Graziela Marchi. As possibilidades do ensino de matemática com música no ensino fundamental. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

SOUSA, Taíze Cardoso de. CRUZ, Antonio Messias Lopes. Matemática na educação musical: curso de formação para o professor de matemática. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

UMBEZEIRO, Denis de Aquino. Modelagem matemática – uma alternativa metodológica para o ensino de matemática por meio da música. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, São Paulo, 2016.

VIANNA, Carlos Roberto. Sinfonia n. º 5 em Dó menor. Zetetike, v. 23, n. 1, p. 45-57, 2015.

TADEU, Tomaz; CORAZZA, Sandra; e ZORDAN, Paola. Linhas de Escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze [versão eletrônica]. Tradução André Telles Rio de Janeiro. 2004.

Published

2020-11-30

How to Cite

TAPIA SARTORI, Alice Stephanie; FARIA, Juliano Espezim Soares. Problematizando as relações entre Matemática e Música na Educação Matemática. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 108–127, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08172020108. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/18204. Acesso em: 16 nov. 2024.