Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns

Authors

  • Walber Christiano Lima da Costa UNIFESSPA
  • Fábio Alexandre Borges UNESPAR
  • Marisa Rosâni Abreu da Silveira UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07142019132

Abstract

Com o presente artigo, no formato de ensaio teórico, objetiva-se apresentar considerações acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos. Este ensino, muitas vezes, recebe uma desvalorização nas escolas, haja vista que, com o advento das legislações educacionais, foi feita a leitura de que a geometria perdeu o caráter utilitário. Levando em conta o fato de que a surdez é uma experiência visual, partimos do pressuposto de que os surdos podem aprender geometria com maior facilidade com relação a outros conceitos, devido a esse campo ser, comumente, representado de maneira figural. Para este ensaio teórico nos embasamos em pesquisadores da educação de surdos, bem como na filosofia da linguagem de Wittgenstein e de alguns educadores que se filiam aessa filosofia. Analisamos as literaturas que comentam este assunto e buscamos discutir tal temática a partir dos eixos: Ensino de Geometria, Educação de Surdos e Ensino de Geometria para surdos. Como resultados, percebemos que os conteúdos geométricos trazem grandes contribuições para o aprendizado dos surdos e que a omissão desse ensino pode trazer prejuízos no desenvolvimento intelectual desses estudantes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Walber Christiano Lima da Costa, UNIFESSPA

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA). Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA

Fábio Alexandre Borges, UNESPAR

Doutor em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Unespar.

Marisa Rosâni Abreu da Silveira, UFPA

Doutora em Educação (UFRGS). Professora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM/IEMCI/UFPA).

Published

2019-12-27

How to Cite

COSTA, Walber Christiano Lima da; BORGES, Fábio Alexandre; SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu da. Reflexões acerca do ensino de geometria para alunos surdos incluídos em escolas comuns. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 14, p. 132–152, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07142019132. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/16818. Acesso em: 4 nov. 2024.