Uma proposta de análise do livro didático à luz da Educação Matemática Crítica
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018392Abstract
No decorrer da dissertação foi criado um instrumento de avaliação para auxiliar na investigação proposta. Esse instrumento é composto pelas principais ideias pertencentes à Educação Matemática Crítica, contendo perguntas direcionadas ao livro do aluno e ao manual do professor a respeito dos capítulos relacionados ao conceito de função, função polinomial do 1º e 2º graus, função exponencial e função logarítmica. Todavia, o instrumento pode ser adaptado para qualquer conteúdo matemático, de qualquer ano escolar, uma vez que o instrumento é pautado nos conceitos estruturantes da Educação Matemática Crítica (EMC) e não nos conteúdos matemáticos. Este produto é direcionado a todos os docentes que ministram Matemática na Educação Básica e que pretendem verificar se o livro didático utilizado pode ou não contribuir para uma formação pautada na EMC. O produto será composto pelo instrumento de avaliação e a demonstração de algumas questões que fazem parte de nossa análise, a fim de verificar como ela foi desenvolvida. Portanto, o objetivo principal deste produto é auxiliar e subsidiar um olhar crítico dos docentes para os livros didáticos utilizados.
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