Proposta de formação continuada em serviço para professores que ensinam matemática nos anos iniciais em escolas do campo: percepções de professores e perspectivas de formação
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X06112018315Abstract
Este produto educacional é resultado da pesquisa qualitativa modalidade pesquisa-ação realizada com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em escolas do Campo no município de Marabá (PA). O produto emergiu em resposta a seguinte questão. Em que termos uma proposta de formação continuada, em serviço, pode possibilitar a orientação do trabalho didático-pedagógico do professor ao ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas do Campo? Os instrumentos utilizados foram: questionário; entrevista; observação; gravação de vídeo das aulas de matemática e intervenção na ação didático-pedagógica do professor. Contou-se com as contribuições de: Alarcão; Fiorentini e Nacarato; Freire; Imbernón e Tardif. Na análise os professores atribuem as dificuldades ao ensinar matemática ao processo de formação por eles vivido e ausência dos coordenadores pedagógicos nas ações docentes. Segundo os professores, o aspecto de maior relevante foi essa experiência formativa ter acontecido em contexto de trabalho e proporcionar outro olhar sobre o contexto da sala de aula, orientando o ato de ensinar e aprender matemática.
Palavras-chave: Formação continuada de professor. Ensino de matemática.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de Direito Autoral
Os artigos publicados pela Revista BOEM são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. As/os leitoras/es são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista BOEM, desde que sempre haja menção explícita ao/s autor/es e à BOEM e que não haja qualquer alteração no trabalho original.
Todos os direitos autorais são atribuídos à revista BOEM. Ao submeter um artigo à Revista BOEM e tê-lo aprovado, as/os autoras/es concordam em ceder, sem remuneração, os direitos autorais à revista BOEM e a permissão para que a revista BOEM redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista BOEM.
O BOEM adota a licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional.