Contextualização e o Ensino de Matemática: uma análise das questões de matemática do vestibular da UEPA

Autores

  • Andrey Patrick Monteiro de Paula Universidade Federal do Tocantins
  • Maria Berenice Gomes da Silva de Paula Universidade do Estado do Pará
  • Francilena de Oliveira Caldas Universidade do Estado do Pará.
  • Marcionílio Costa da Silva Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X05092017081

Resumo

A referida pesquisa tem como objetivo identificar e caracterizar as estratégias de contextualização utilizadas pela Universidade do Estado do Pará – UEPA, nas questões de matemática em seu processo seletivo (PROSEL), no período de 2011 a 2015. No entanto, foram analisadas de acordo com Bardin (2009), o enunciado de 100 questões de matemática. Neste contexto, identificamos 6 (seis) grupos de estratégias utilizadas pela UEPA, sendo estas: Contextualização nas práticas sociais atuais; Contextualização em outras áreas do conhecimento; Contextualização na própria matemática; Contextualização na história da matemática; Contextualização em características regionais e “Pretextualização” e/ou Pseudo-contextualização. A estratégia que buscou aproximar os conhecimentos matemáticos com as práticas sociais atuais teve maior evidência (47%), em detrimento da busca por relação das características regionais no contexto das questões de matemática (6%). Observamos também que as estratégias aqui evidenciadas possibilita aos professores compreender de forma mais abrangente a contextualização no ensino de matemática.  

 

Palavras-chave: Universidade do Estado do Pará; Ensino de matemática; Contextualização

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrey Patrick Monteiro de Paula, Universidade Federal do Tocantins

Docente do Curso de Pedagogia

Maria Berenice Gomes da Silva de Paula, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade do Estado do Pará.

Francilena de Oliveira Caldas, Universidade do Estado do Pará.

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática, Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado do Pará.

Marcionílio Costa da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

DE PAULA, Andrey Patrick Monteiro; DE PAULA, Maria Berenice Gomes da Silva; CALDAS, Francilena de Oliveira; SILVA, Marcionílio Costa da. Contextualização e o Ensino de Matemática: uma análise das questões de matemática do vestibular da UEPA. Revista BOEM, Florianópolis, v. 5, n. 9, p. 81–100, 2017. DOI: 10.5965/2357724X05092017081. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/9312. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos