Actitudes hacia la matemática: un estudio con futuras maestras de Educación Infantil en Chile
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X10192022095Palavras-chave:
Matemática, Atitudes, Futuros professores, Educação InfantilResumo
O objetivo desta pesquisa é medir a atitude em relação à matemática dos futuros professores da Educação Infantil de uma universidade da zona central do Chile. Para atender a esse objetivo, foi realizada uma investigação de nível quantitativo e descritivo, aplicando a escala de atitudes em relação à matemática. A amostra foi composta por 38 futuros professores de Educação Infantil de uma instituição de Ensino Superior na região central do Chile. Dentre os resultados, destaca-se a pontuação elevada para as afirmações: "Considero a matemática uma disciplina muito necessária nos meus estudos (x: 4,70; s: 0,52) e "A matemática pode ser útil para quem decide seguir uma carreira em “ciências”, mas não para o resto dos alunos” (x: 4,66; s: 0,63). Além disso, as afirmações com o valor médio mais baixo são: "Me diverte falar com os outros sobre matemática" (x: 2,76; s: 1,28) e "Gostaria de ter uma ocupação em que tivesse de usar matemática" (x: 3,13; s: 1,34). Conclui-se, apesar de a maioria dos depoimentos obter uma avaliação positiva, há a necessidade de gerar instâncias de formação nas quais os futuros professores aprimorem sua atitude em relação à matemática.
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