Abordagem da Geometria Fractal na Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.5965/2357724X12223024e0301Palavras-chave:
geometria fractal, educação básica, ensino médioResumo
Este relato de experiência trata do estudo da Geometria Fractal como uma possibilidade de aplicação na Educação Básica. A prática foi realizada na disciplina de Tendências em Educação Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul. O objetivo deste relato é discorrer sobre por que utilizar a Geometria Fractal em sala de aula, bem como apresentar uma possibilidade de sua aplicação. Diferente da Geometria Euclidiana que está relaciona muitas vezes a produções humanas, a Geometria Fractal está relacionada à natureza, sendo este um incentivado para seu estudo. Na prática de ensino desenvolvida, conceituou-se o que são fractais em conjunto com os estudantes da licenciatura e aplicou-se uma atividade de construção manual de fractais com régua, esquadro e compasso. Foram apresentadas aplicações dos fractais na natureza e os cálculos de dimensões, que utilizam conceitos de potenciação e logaritmos, foram explorados. Para conclusão da prática, os estudantes criaram fractais com o auxílio do software GeoGebra. A prática foi desenvolvida e refletida com os estudantes da Licenciatura em Matemática, sendo adaptável a estudantes do Ensino Médio.
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