O beco como atelier: via de mão única
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671122025093Palavras-chave:
pintura contemporânea, Ensaio Visual, processos criativosResumo
Este ensaio visual apresenta, de forma poética, uma série de pinturas e registros processuais produzidos pela artista mineira Camila Lacerda (entre os anos de 2014 e 2025) que possuem o beco enquanto temática principal. Nas próximas páginas, o beco será analisado sob diferentes perspectivas: como espaço transitório, como lugar habitável e como atelier expandido. O presente trabalho foi dividido em duas partes. Na primeira, a artista e pesquisadora Vanessa Deister assina um breve ensaio crítico sobre o tema. Na segunda parte, Lacerda constrói uma narrativa visual misturando trabalhos inéditos, com reproduções de pinturas já conhecidas pelo público e registros fotográficos de encontros e situações poéticas obtidas durante o processo criativo dessas obras. Ressalta-se que a concepção deste ensaio visual é fruto de trocas de experiências artístico-colaborativas no contexto da ensino-aprendizagem universitária, uma vez que as autoras são docentes no mesmo curso de graduação em artes visuais, na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Downloads
Referências
BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In: Baudelaire, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006. p.851-881.
CAETANO, Paulo. Abertura para o mundo. In: Dushá, Germano. Mitre, Rodrigo (Orgs). Periscópio: 5 anos. Galeria Periscópio: Belo Horizonte, 2021. P.80-83.
CANTON, Kátia. Espaço e lugar. Coleção temas da arte contemporânea. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009.
OITICICA, Hélio. Mitos Vadios. In: DIÁRIO DE SÃO PAULO: Complemento: Mitos Vadios/Ivald Granato. São Paulo: 05 nov 1978. Documento 0943/78, Acervo Projeto Helio Oiticica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Vanessa Seves Deister de Sousa, Camila Lacerda Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.