Approaches, methods and methodologies in teaching visual arts according to Chat GPT
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671032024012Keywords:
approach, methods and methodologies, teaching visual arts, chat GPT, artificial intelligenceAbstract
This article presents questions asked to Chat GPT (Generative Pre-trained Transformer) and answers generated by it using Artificial Intelligence (AI). All questions written in the chat prompt address the topic of this article. The initial questions are more comprehensive, focused on approaches, methods and methodologies for teaching in general that are gradually directed towards the teaching of visual arts. Because of this, it is around the Triangular Approach to Teaching and Learning Art in Brazil systematized by Ana Mae Barbosa that the following questions are structured. Thus, relations of this approach with decoloniality, Paulo Freire, reinterpretation in the visual arts, generative art and AI constitute the final questions. We chose to publish the answers obtained in full with footnotes, in case any term or concept requires specific understanding. Finally, our critical analysis of the questions and answers that make up this article are presented in the conclusion.
Downloads
References
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte: anos 80 e novos tempos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
Chat GPT. Disponível em < https://chat.openai.com/ >. Acessos em 29/01/2024, 19/02/2024 e 04/03/2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Ana Amália Tavares Bastos Barbosa, Jose Minerini Neto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.