SOBRE DESENHO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM: uma abordagem neurocientífica visando a educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267312017072Palabras clave:
Aprendizagem , Memória, Desenho , Desenho infantil , Educação inclusivaResumen
Este é um ensaio sobre a memória e o seu lugar na aprendizagem humana. Os fundamentos teóricos são organizados a partir de autores atuais, médicos e psicólogos que trabalham no vasto campo da neurociência. Como objeto de pesquisa e reflexão são apresentados desenhos infantis, os esquemas gráficos que esta produção proporciona, e o modo de confecção dos pictogramas que Piekas e eu (2013) sugerimos para o ensino de crianças com necessidades especiais de aprendizagem.
Descargas
Citas
ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual. (nova versão) São Paulo: Pioneira EDUSP, 1980.
BIDEAUD, Jacqueline. HOUDÉ, Olivier, PEDINIELLI, Jean-Louis. L´homme en développement. Paris: PUF, 2004.
COX, Maureen. Desenho da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Tradução: Evandro Ferreira.
DAMÁSIO, Antonio. O mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. Trad: Laura Teixeira Motta.
DAMÁSIO, Antonio. Como o cérebro cria a mente. Scientific American. Ed Especial: Os segredos da mente, n.4, 2004, p.6-11.
DAMÁSIO, Antonio. E o cérebro criou o homem. São Paulo: Companhia da Letras. 2011.
DARRAS, Bernard. “L' image un vue de l' esprit. Étude comparée de la pensée figurative et de la pensée visuelle. Recherches em communication, n.9, Bélgica, 1998.
DOIDGE, Norman. O cérebro que se transforma. Como a neurociência pode curar as pessoas. Rio de Janeiro : Record, 2011.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Pedras e água: um estudo sobre desenho e cognição. In: XI Encontro Nacional da ANPAP, 2001, São Paulo. Anais do XI Encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas, CD-R, São Paulo: ANPAP, 2001.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat “Sobre o funcionamento cerebral e a importância do desenho para os cegos”. In: MEDEIROS, Maria Beatriz (org) A arte pesquisa I. Ensino e aprendizagem da arte e linguagens visuais. Brasília, DF: UnB, V1, 2003, p.113-127.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. “Imagens mentais e esquemas gráficos: ensinando desenho a uma criança cega.” In: MEDEIROS, Maria Beatriz (org) Arte em pesquisa: especificidades. Ensino e aprendizagem da arte e linguagens visuais. Brasília, DF: UnB, V2, 2004, p.134-140.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Representação, categoria cognitiva e desenho infantil. In: ROCHA, Cleomar (org) Anais do 15° encontro Nacional da ANPAP Arte: limites e contaminações. Salvador: ANPAP, 2007, p.468-481.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. A imitação sensório-motora como uma possibilidade de aprendizagem do desenho por crianças cegas. Revista Ciências & Cognição; vol.13 (2) 14-26, 2008. www.cienciasecognicao.org. (2008a)
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Dibujo infantil y cognición: un estudio sobre las propiedades formales de los objetos y la elaboración de las categorías cognitivas in: RUIZ, Antonio. et al (coord) Protótipos, Lenguaje y representación en las personas ciegas. Cádiz, ES. Servicio de Publicaciones de la Universidad de Cádiz, 2008. pp. 97-122.(2008b)
DUARTE, Maria Lúcia Batezat. Desenho infantil e seu ensino a crianças cegas. Razões e método. Curitiba: Insight, 2011.
DUARTE, Maria Lúcia Batezat e PIEKAS, Mari Ines. Vocabulário pictográfico para educação inclusiva. 1 Animais. Curitiba: Insight, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 APOTHEKE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.