A Sala de Aula como Estúdio

Autores/as

  • James Daichendt
  • Vinícius de Oliveira UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267232016181

Resumen

The Classroom as Studio G. James Daichendt (BU / PLNU) / A Sala de Aula como Estúdio Tradução do artista Vinícius de Oliveira Santos

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

James Daichendt

DAICHENDT, G. James. Artist-Teacher: A Philosophy for Creating and Teaching. Bristol/Chicago, Intellect Ltd, 2010. ISBN 971841503134

Vinícius de Oliveira, UDESC

Vinícius de Oliveira Santos possui graduação em gravura (EBA/UFRJ) e licenciatura em artes visuais (CEART/UDESC). É mestrando na linha de Processos Artísticos Contemporâneos (PPGAV/CEART/UDESC). Atuou na investigação de saberes locais por meio da atuação com educação ambiental e na capacitação de trabalhadores em projetos e programas de gestão social local. Tem como questão de pesquisa a investigação de vocabulários gráficos na exploração de procedimentos desenvolvidos em estúdio, e relacionados aos locais de compartilhamento de conhecimentos. Como docente atua em espaços formais, e em processos não-formalizados de ensino.

Citas

ANDERSON, T. & WARK, N. “Why do teachers get to learn the most? A case study of a course based on student creation of learning objects”. 2005. Disponível

em: http://www.usq.edu.au/elecpub/e- jist/docs/Vol7_no2/FullPapers/WhyDoTeachers.htm

SECKLER,D. G. “Can painting be Taught?: Hans Hofmann”. ARTNews #50

,p.39-40 e 63-64, 1951.

CHO, J. M. “Hans Hofmann and Josef Albers: the significance of their examples as artist-teachers”. New York, Teachers College, Columbia University, 1993.

DAICHENDT, G. J. “Revisitising Pollock: Engaging Art through Atribution and History”. Azusa, CA, 2008.

GREENBERG, C. “Hans Hofmann”. Paris, Editions Georges Fall, 1961.FLAM, J. “The Gallery: Hans Hofmann Retrospective”. Walt Street Journal #14, August p. A14, 1990.

HOFMANN, H. “The color problem in pure painting –its crative origin”, in; F. Wight (Ed.), “Hans Hofmann”. Berkeley, University California Press, 1957.

HOFMANN, H. “Search for the Real”. Cambridge, Mit Press, 1967.. “Hans Hofmann: Poems and Paintings on paper”. New York, Ameringer Yohe Fine Art, 2008.KAHN, W.

HOFMANN, H. “Hans Hofmann's Good Example”. Art Journal #42, p.22- 23, 1982.KUH, K. “The Artist's Voice: Talks with seventeen artists”. Cambridge, Da Capo Press, 1990.

NEWBURY, D. S. “Hans Hofmann: Master Teacher of Painting”. Chicago, School of Loyola, University ofChicago, 1979.

PEARL, J. “Hans Hofmann: The Unabashed Unconcious: Reflexions on Hofmann and Surrealism”. New York, Ameringer Yohe Fine Art, 2006.

SUTHERLAND, S. “Hans Hofmann: A Painter's Teacher”. Montreal, Concordia University, 1989.WILKIN, K. “HansHofmann: Speaking through Paint”, in; “Hans Hofmann”. New York, George Braziller Inc, 2003.

Publicado

2017-01-12

Cómo citar

DAICHENDT, James; OLIVEIRA, Vinícius de. A Sala de Aula como Estúdio. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 2, n. 3, 2017. DOI: 10.5965/24471267232016181. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/9060. Acesso em: 24 nov. 2024.