Chamas e Manchas
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267112015125Palabras clave:
Queima, Mancha, HibridismoResumen
O presente texto consiste no memorial descritivo dos trabalhos realizados na disciplina Meios de Produção e Práticas Híbridas, ministrada pelo Prof. Dr. Agnus Valente, do curso de Pós-Graduação em Artes da UNESP, adaptado para participação na Jornada de pesquisa da UNESP, com o título Manchas de calor, com pequenas alterações para esta publicação da Revista Apotheke. Trata-se de trabalhos realizados por meio da queima, em forno à lenha, de manequins plásticos sobre suportes de metal. A produção girou em torno do calor e do formato do corpo, resultando em manchas nas placas de metal. O texto, em ordem cronológica, foca no processo criativo e abrange a produção física dos trabalhos e seus resultados. Isto é, discorre sobre o modo como foram feitos e sobre os resultados visuais dos trabalhos.
Descargas
Citas
BAJTIN, Mijail. La cultura popular en la Edad Media y en el Renacimiento. Alianza Editorial, S.A, Madrid, 1987.
CEIA, Carlos. Dicionário de termos literários: híbrido. Disponível em:
http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=view link&link_id=240&Itemid=2. Acesso em: agosto de 2014.
COSTA, Cláudia Cristina. Corpos Híbridos: a construção do corpo humano na modernidade a partir da arte e da tecnologia. Dissertação de Mestrado. Curitiba: UTFPR, 2009. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/170/1/CT_ PPGTE_M_Costa%2c%20Claudia%20Cristina_2009.pdf. Acesso em: agosto de 2014.
FREUD, S. O estranho. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Vol. XVII, páginas 273-318. Rio de Janeiro: Imago, 1976 (Trabalho original publicado em 1919).
KAYSER, Wolfgang. O grotesco: configuração na pintura e na literatura. 1ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
MORAES, Angélica de. Pintura reencarnada. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Paço das Artes, 2005.
MORAES, Eliane Robert. O corpo impossível: a decomposição da figura humana de Lautréamont a Bataille. São Paulo: Iluminuras, 2012.
SYLVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon: a brutalidade dos fatos. Tradução: Maria Teresa Resende Costa. São Paulo: Cosac & Naify Edições Ltda, 1995.
VALENTE, Agnus. ÚTERO portanto COSMOS: Hibridações de Meios, Sistemas e Poéticas de um Sky-Art Interativo. 2008. 237p. Tese (Doutorado em Artes Visuais) Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/. Acesso em: agosto de 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.