Apuntes sobre la poiética como enfoque metodológico de la investigación en arte
DOI:
https://doi.org/10.5965/244712671022024013Palabras clave:
artes visuales, investigación en arte, enfoque metodológico, poiética, Sandra ReyResumen
Este artículo tiene como objetivo analizar los fundamentos de la poiética como enfoque metodológico de la investigación en Arte. Luego de una sucinta separación conceptual y una breve revisión histórica de la terminología y sus usos, se investiga la perspectiva propuesta por la Dr.ª Sandra Rey para la aplicación de aquella. Se advirtió, por lo tanto, que el enfoque poiético, además de flexibilizar los tránsitos entre las instancias de investigación en Arte, a veces se confunde con la génesis de la investigación en poética visual.
Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Ana Maria Valente. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
MARIZ, Débora. A finalidade poiética da ação na Ética Aristotélica. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 15, n. 2, p. 89-99, 2014.
PASSERON, René. A poiética em questão. Tradução Sonia Taborda. Porto Arte, Porto Alegre, v. 13, n. 21, p. 9-15, jun./nov. 2004.
PASSERON, René. Da estética à poiética. Porto Arte, Porto Alegre, v. 8, n. 15, p. 103-116, nov. 1997.
PASSERON, René. Poiética e Psicanálise. [Entrevista concedida a] Conceição Beltrão e Mario Fleig. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, Porto Alegre, n. 18, p. 91-105, jun. 2000.
PEÑA CORTÉS, Olga N. A criação poética na perspectiva de Paul Valéry. Scriptorium, Porto Alegre, v. 2, n. 1, p. 22-31, jan./jun. 2016.
REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.
REY, Sandra. Os escritos de artistas como elemento meta-artístico. In: Anais do 27º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, 27º, 2018, São Paulo. Anais do 27º Encontro da Anpap. São Paulo: UNESP, Instituto de Artes, 2018. p. 3230.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em Artes Visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: Metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002.
VALÈRY, Paul. Introdução ao Método de Leonardo da Vinci. São Paulo: Editora 34, 1998.
VALÈRY, Paul. Variedades. Organização de João Alexandre Barbosa. Tradução de Maiza Martins de Siqueira e João Alexandre Barbosa. 3.ed. São Paulo: Iluminuras, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Henrique Walter Ribeiro, Rebeca Stumm
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.