Mapeo.sensible: fotografía y estudio como formas de pensamiento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267932023099

Palabras clave:

fotografía, catalogar, arte

Resumen

El siguiente texto es una reflexión sobre la experiencia de construcción del catálogo fotográfico “Mapeando.sensíveis: a Fotografia no curso de Artes Visuais da URCA”. El proyecto mapeó la producción artística de los estudiantes realizada durante los talleres de las asignaturas “Fotografía I” y “Fotografía II”, a lo largo de los primeros diez años de existencia (2008-2018) de la Licenciatura en Artes Visuales de la Universidade Regional do Cariri. – URCA, y constituyó un dispositivo para debatir la fotografía y las prácticas de estudio como forma de pensar en el campo artístico. Para ello, dividí este artículo en “El catálogo”, “Mapeo” y “Sensible”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rubens Venâncio, Universidade Regional do Cariri

Sou fotógrafo, pesquisador, professor do curso de Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA), mestre em Sociologia (UFC), doutor em Artes (UFMG) e pós-doutor em Comunicação (UFC). A partir da ideia de poéticas do esquecimento realizo trabalhos artísticos sobre desparecimento e resistência por meio da fotografia, abordando arquivos, ruínas, sertões, álbum de família. Realizei duas exposições individuais e participei de vários festivais e exposições coletivas no Brasil. Atualmente coordeno o coletivo "uaná | fotografia, pesquisa, poéticas (URCA/CNPq), componho a coordenação do FotoKariri (Festival de Fotografia), organizei o livro "Mapeando.sensíveis: a fotografia no curso de Artes Visuais da URCA" (Editora Caseira, 2020) e publiquei o fotolivro "Iminências" (Editora Caseira, 2022). @rubens_venâncio | @uanafotografia

Citas

AMARAL, Elisa Martins Campos do. Observatório: por uma materialidade da imagem na arte. 2011. 367 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

GODOY, Vinícius de Oliveira. Arquivos de arte: entre a subjetividade e a objetividade históricas. In: Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, 30., 2010, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: Museu Nacional.

PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Cognição imaginativa. Pós. Belo Horizonte. EBA/PPGA/UFMG, v. 3, n. 6. novembro, p. 96-104. 2013.

SILVA, Fernanda Pequeno da. Ateliês Contemporâneos: possibilidades e problematizações. Anais do 56º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, Rio de Janeiro, pp. 59-73. 2017.

SILVEIRA, Paulo. Página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

SOULAGES, François. Estética da Fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

TEIXEIRA, Henrique Augusto Nunes. Fotografia: campo expandido para o ensino da arte. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, 2012.

VENÂNCIO, Rubens (orgs.). Mapeando.sensíveis: a fotografia no curso de Artes Visuais da URCA. Florianópolis: Ed. Caseira, 2021.

Publicado

2024-01-04

Cómo citar

VENÂNCIO, Rubens. Mapeo.sensible: fotografía y estudio como formas de pensamiento. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 3, p. 099–110, 2024. DOI: 10.5965/24471267932023099. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/24520. Acesso em: 4 dic. 2024.