El cuaderno de bocetos como recurso para fomentar la experiencia creativa en la educación Artística Contemporánea

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267722021224

Palabras clave:

Sketchbook, Processo-Criativo, Arte-Contemporânea, Poiética, Arte-educação

Resumen

El artículo busca problematizar el uso del cuaderno de bocetos como herramienta didáctica que ayuda y potencia el desarrollo del proceso creativo en la educación artística, relacionándolo con el Arte Contemporáneo. También enfatiza la importancia de estimular la creatividad en los estudiantes, una habilidad importante, no solo para la enseñanza, sino también para la vida contemporánea, buscando desmitificar algunos mitos relacionados con la creación. Para ello, traemos a autores como Charles Watson (2020), John Dewey (2010), Belidson Dias y Rita L. Irwin (2013), Icleia B. Cattani (2007), entre otros, con el fin de apoyar y justificar activos metodologías basadas en la experiencia práctica del alumno, así como en la creatividad en la enseñanza del arte. Presentamos a artistas brasileños y contemporáneos que utilizan el cuaderno de bocetos como medio para estimular el pensamiento creativo en su proceso poético. Además, reportamos experiencias particulares con nuestros propios cuadernos de bocetos y con la aplicación de clases

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo de Pellegrin, Unochapecó

Ricardo de Pellegrin, nome artístico Ricardo Garlet - Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Unochapecó.

Ana Paula de Oliveira Cunico, SED-SC

Graduada em licenciatura pelo curso de Arte Visuais da UNOCHAPECÓ. Atua como professora da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Atualmente está cursando Pós-Graduação em Teatro, Expressividade e Dinamismo no Ambiente Escolar pela Unicesumar.

Citas

ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger. Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo

criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.

ARQSC. O processo criativo por Charles Watson. 2014. (8m55s). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=S7JHBROYQMQ acesso em: 06 de junho de 2020.

BERLINER, Eduardo. Direto da FFWMAG 42: leia a entrevista exclusiva com o artista

Eduardo Berliner. [Entrevista concedida a] Waldick Jatobá. FFW, 10 nov. 2016. Disponivel

em: https://ffw.uol.com.br/lifestyle/cultura/direto-da-ffwmag-42-leia-entrevista-exclusivacom-

o-artista-eduardo-berliner/ Acesso em: 22 jun. 2020

BERLINER, Eduardo. Eduardo Berliner. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks.

As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.90 - 99.

CANAL PHILOS. Como se manter criativo? Por Charles Watson I Philos TV. 2016. (3m21s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LSuoG8tATK0. Acesso em: 06 de junho

de 2020.

CANAL PHILOS. Dicas para ser criativo, por Charles Watson I Philos TV. 2017. (5m10s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86GHNtPWs38. Acesso em: 06 de junho

de 2020.

CATTANI, Icleia Borsa. (Org.) Mestiçagens: na Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora

da UFRGS, 2007.

CUNHA,Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula.

Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DIAS, Belidson, IRWIN,Rita, L.(organizadores). Pesquisa educacional baseada em Arte:

a/r/tografia/. Ed. da UFSM. Santa Maria: Editoraufsm. 2013.

DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda L. S. MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias

ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lageado/ RS, V. 14 nº 1, 2017.

ERICKSON, Rebeca F. Sketchbook: possibilidades pedagógicas. 2015. Trabalho de conclusão

de curso II (Graduação em licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande

do Norte, Natal, 2015.

FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (2h59m12s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnWEySnaF9Y Acesso em 07 de junho de 2020.

FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (4m17s).

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ILbmv1e_kk. Acesso em 07 de junho de

PREMIO PIPA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.premiopipa.com/pag/brunokurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.

KEHRWALD, Isabel Petry. Música Educação Semiótica Literatura Artes Visuais Artes Cênicas.

Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. II, n.4, p.48, Jul/Dez 2002).

KURRU, Bruno. Bruno Kurru. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks As páginas

desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.60 - 69.

MATRIOSKAFILMES. Outros goles, o mesmo chá. 2013. (5m54s). Disponível em: https://

www.youtube.com/watch?v=lXtB2Cj0kJw#action=share

MATRIOSKAFILMES. Um chá com Charles. 2013. (06m18s). Disponível em: https://www.

youtube.com/watch?v=VtMRMSF2H_8#action=shareTVBRASIL.

TVBRASIL. Charles Watson - A arte pelo prisma da ciência. 2015. (26m20s). Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=xIh5hRWlKJU&t=1s Acesso em: 06 de junho de 2020.

PASSERON, René. A poiética em questão. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, N.2, V.1, Jul/

nov. 2004.

PREMIO PIPA. Eduardo Berliner. Disponivel em: https://www.premiopipa.com/pag/artistas/

eduardo-berliner/. Acesso em: 22 jun. 2020.

WATSON, Charles. Para o pesquisador Charles Watson, ensinar é um ato político. Disponível

em: <https://noticias.terra.com.br/educacao/para-o-educador-charles- watsonensinare-

um-ato-politico,f793f62541ac0410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html> (Acesso em

/06/2020)

WATSON,Charles. Criatividade não tem nada a ver com dom. [Entrevista cedida a] Diego

Benevides. DIARIODONORDESTE. Fortaleza. v.2. n.3. Outubro 2016.

WATSON, Charles. Pedágio de pensamento. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.

Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.

ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. O termo competência surge como resposta às limitações

do ensino tradicional. In: ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. Como aprender e ensinar

competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 18 - 24.

ZIPPER GALERIA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.zippergaleria.com.br/pt/artistas/

bruno-kurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.

Publicado

2021-10-31

Cómo citar

PELLEGRIN, Ricardo de; CUNICO, Ana Paula de Oliveira. El cuaderno de bocetos como recurso para fomentar la experiencia creativa en la educación Artística Contemporánea. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 2, 2021. DOI: 10.5965/24471267722021224. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/20445. Acesso em: 23 nov. 2024.