El cuaderno de bocetos como recurso para fomentar la experiencia creativa en la educación Artística Contemporánea
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267722021224Palabras clave:
Sketchbook, Processo-Criativo, Arte-Contemporânea, Poiética, Arte-educaçãoResumen
El artículo busca problematizar el uso del cuaderno de bocetos como herramienta didáctica que ayuda y potencia el desarrollo del proceso creativo en la educación artística, relacionándolo con el Arte Contemporáneo. También enfatiza la importancia de estimular la creatividad en los estudiantes, una habilidad importante, no solo para la enseñanza, sino también para la vida contemporánea, buscando desmitificar algunos mitos relacionados con la creación. Para ello, traemos a autores como Charles Watson (2020), John Dewey (2010), Belidson Dias y Rita L. Irwin (2013), Icleia B. Cattani (2007), entre otros, con el fin de apoyar y justificar activos metodologías basadas en la experiencia práctica del alumno, así como en la creatividad en la enseñanza del arte. Presentamos a artistas brasileños y contemporáneos que utilizan el cuaderno de bocetos como medio para estimular el pensamiento creativo en su proceso poético. Además, reportamos experiencias particulares con nuestros propios cuadernos de bocetos y con la aplicación de clases
Descargas
Citas
ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger. Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo
criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.
ARQSC. O processo criativo por Charles Watson. 2014. (8m55s). Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=S7JHBROYQMQ acesso em: 06 de junho de 2020.
BERLINER, Eduardo. Direto da FFWMAG 42: leia a entrevista exclusiva com o artista
Eduardo Berliner. [Entrevista concedida a] Waldick Jatobá. FFW, 10 nov. 2016. Disponivel
em: https://ffw.uol.com.br/lifestyle/cultura/direto-da-ffwmag-42-leia-entrevista-exclusivacom-
o-artista-eduardo-berliner/ Acesso em: 22 jun. 2020
BERLINER, Eduardo. Eduardo Berliner. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks.
As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.90 - 99.
CANAL PHILOS. Como se manter criativo? Por Charles Watson I Philos TV. 2016. (3m21s).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LSuoG8tATK0. Acesso em: 06 de junho
de 2020.
CANAL PHILOS. Dicas para ser criativo, por Charles Watson I Philos TV. 2017. (5m10s).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=86GHNtPWs38. Acesso em: 06 de junho
de 2020.
CATTANI, Icleia Borsa. (Org.) Mestiçagens: na Arte Contemporânea. Porto Alegre: Editora
da UFRGS, 2007.
CUNHA,Marcus Vinícius da. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula.
Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
DEWEY, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DIAS, Belidson, IRWIN,Rita, L.(organizadores). Pesquisa educacional baseada em Arte:
a/r/tografia/. Ed. da UFSM. Santa Maria: Editoraufsm. 2013.
DIESEL, Aline. BALDEZ, Alda L. S. MARTINS, Silvana N. Os princípios das metodologias
ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Lageado/ RS, V. 14 nº 1, 2017.
ERICKSON, Rebeca F. Sketchbook: possibilidades pedagógicas. 2015. Trabalho de conclusão
de curso II (Graduação em licenciatura em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande
do Norte, Natal, 2015.
FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (2h59m12s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnWEySnaF9Y Acesso em 07 de junho de 2020.
FIRJAN. Desempenho criativo Otimizado, com Charles Watson I Casa Firjan. 2019. (4m17s).
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8ILbmv1e_kk. Acesso em 07 de junho de
PREMIO PIPA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.premiopipa.com/pag/brunokurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.
KEHRWALD, Isabel Petry. Música Educação Semiótica Literatura Artes Visuais Artes Cênicas.
Revista da FUNDARTE, Montenegro, v. II, n.4, p.48, Jul/Dez 2002).
KURRU, Bruno. Bruno Kurru. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.Sketchbooks As páginas
desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010. p.60 - 69.
MATRIOSKAFILMES. Outros goles, o mesmo chá. 2013. (5m54s). Disponível em: https://
www.youtube.com/watch?v=lXtB2Cj0kJw#action=share
MATRIOSKAFILMES. Um chá com Charles. 2013. (06m18s). Disponível em: https://www.
youtube.com/watch?v=VtMRMSF2H_8#action=shareTVBRASIL.
TVBRASIL. Charles Watson - A arte pelo prisma da ciência. 2015. (26m20s). Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=xIh5hRWlKJU&t=1s Acesso em: 06 de junho de 2020.
PASSERON, René. A poiética em questão. Revista Porto Alegre, Porto Alegre, N.2, V.1, Jul/
nov. 2004.
PREMIO PIPA. Eduardo Berliner. Disponivel em: https://www.premiopipa.com/pag/artistas/
eduardo-berliner/. Acesso em: 22 jun. 2020.
WATSON, Charles. Para o pesquisador Charles Watson, ensinar é um ato político. Disponível
em: <https://noticias.terra.com.br/educacao/para-o-educador-charles- watsonensinare-
um-ato-politico,f793f62541ac0410VgnVCM5000009ccceb0aRCRD.html> (Acesso em
/06/2020)
WATSON,Charles. Criatividade não tem nada a ver com dom. [Entrevista cedida a] Diego
Benevides. DIARIODONORDESTE. Fortaleza. v.2. n.3. Outubro 2016.
WATSON, Charles. Pedágio de pensamento. In: ALMEIDA, Cezar e BASSETTO, Roger.
Sketchbooks. As páginas desconhecidas do processo criativo. São Paulo: Ipsis, 2010.
ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. O termo competência surge como resposta às limitações
do ensino tradicional. In: ZAMBALA, Antoni. ARNAU. Laia. Como aprender e ensinar
competências. Porto Alegre: Artmed, 2010. p. 18 - 24.
ZIPPER GALERIA. Bruno Kurru. Disponível em:https://www.zippergaleria.com.br/pt/artistas/
bruno-kurru/. Acesso em: 22 jun. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Ricardo de Pellegrin, Ana Paula de Oliveira Cunico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.