Ensayo Visual: Gestos Curativos
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267712021021Palabras clave:
gestos curativos , umbanda , pintura , afro-diaspóricoResumen
El proceso de investigación se inició en enero de 2020, a partir de un proceso intuitivo de una
pintura de pies sosteniendo una vela encendida entre los dedos de los pies, se realizó una inmersión en esta pintura y al cabo de 1 año, se observan sus desarrollos e influencias. “Gestos de sanación” es una serie continua de pinturas que registran los movimientos realizados por entidades y antepasados vivos en momentos de sanación. Trayendo recuerdos tranquilos y afectivos, grabando con tinta, historias vistas desde una visión afro-diaspórica de un joven
artista, de una religión africana. Son recortes con apariencia fotográfica que traen un equipaje de otros lenguajes también vividos por el artista. Refiriéndose a la idea de memoria y registro de los procesos ritualísticos practicados dentro de los terreiros de Umbanda. Una conexión de reencuentros y fortalezas para entender que “El no lugar puede ser una encrucijada”.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Giovanna Santana Santos (Òkun)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.