Existencialismo, artes y pandemia: el trabajo de Alberto Giacometti, Eugène Ionesco y Albert Camus
DOI:
https://doi.org/10.5965/24471267712021267Palabras clave:
Existencialismo, arte, filosofia, pandemiaResumen
Este artículo tiene como objetivo correlacionar los fundamentos del movimiento filosófico del existencialismo en los años 40 y 50, con las obras artísticas de Alberto Giacometti, Eugène Ionesco y Albert Camus. El análisis se basará en la escultura “Nariz” (1947), de Giacometti, en la obra para teatro “El Rinoceronte” (1959), de Ionesco, y en el libro “El extranjero” (1942), de Camus. Todas las obras serán interpretadas a la luz del existencialismo y su contrapunto a la pandemia Covid-19 que asola el planeta desde 2020.
Descargas
Citas
BECKETT, Samuel. Esperando Godot; tradução e prefácio Fábio de Souza Andrade – São Paulo: Cosac Naify, 2005.
CAMUS, Albert. O estrangeiro, tradução de Valerie Rumjanek. Rio de Janeiro: Editora Record, 2020.
DEMPSEY, Amy. Estilos, escolas & movimento: guia enciclopédico da arte moderna – São Paulo: Cosac Naify, 2010.
ESSLIN, Martin. O teatro do absurdo; tradução original Barbara Heliodora; tradução das atualizações José Roberto D’Shea; apresentação à edição brasileira Paulo Francis – 1 ed. – Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
GIACOMETTI/ Organização Véronique Wiesinger (Vários autores) – São Paulo: Cosac Naify, 2012.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte – Lisboa, Portugal: Edições 70, 1977.
IONESCO, Eugène. O Rinoceronte; tradução Luís de Lima; prefácio Zora Seljan – [ed. Especial]. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
SARTRE, Jean-Paul. Alberto Giacometti. Organização e tradução de Célia Euvaldo – São Paulo: Martins Fontes, 2012.
SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Tradução Rita Correia Guedes.
WILKINSON, Judith. When Alberto Giacometti met Samuel Beckett. Disponível em: https://www.tate.org.uk/art/artists/alberto-giacometti-1159/when-alberto-giacometti-met-samuel-beckett
Programa do espetáculo O Rinoceronte. Théâtre de la Ville – Paris. Maio, 2015.
Filme
FINAL Portrait (O último retrato). Direção de Stanley Tucci. Reino Unido: Potboiler Productions, 2017 (1h30min).
Espetáculo Teatral
O Rinoceronte. Dramaturgia: Eugène Ionesco.
Direção: Emmanuel Demarcy-Mota. Théâtre de la Ville - Paris.
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec. Belo Horizonte, maio de 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Bruno Henrique Fernandes Gontijo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista APOTHEKE autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua originalidade, autoria e ineditismo.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações
acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Apotheke. O(s) autor(es) se compromete(m) a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Apotheke mencionar a referida publicação da seguinte forma:
"Este artigo foi publicado originalmente pela revista Apotheke em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/APOTHEKE/index"
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos pela Lei de Direitos Autorais. A revista Apotheke não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição BY-NC:
Atribuição (BY): os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Uso Não comercial (NC): os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto.